Alunos do EJA-FIC Assistente Administrativo vivenciam tecnologia em visita ao Museu da PUC

Durante a visita, os alunos conheceram diferentes recursos tecnológicos e experimentaram atividades interativas oferecidas pelo museu. Além disso, coletaram dados que serão organizados em planilhas eletrônicas, permitindo analisar as informações de forma analítica e crítica.
"Foi uma oportunidade de unir conhecimento e prática, além de despertar o olhar dos estudantes para o papel da tecnologia no dia a dia”, destacou a professora Thais Viegas.
Um dos momentos de maior destaque da visita foi a réplica da cápsula espacial da NASA, que chamou a atenção dos alunos. A partir da experiência, eles relacionaram o conteúdo com o filme Estrelas Além do Tempo, tema abordado em sala de aula e com a realidade vivenciada no museu.
Já do ponto de vista dos estudantes, a visita ao museu gerou reflexões importantes. Um dos participantes destacou: “Quando a gente acha que já viu ou aprendeu de tudo, o museu nos mostra que não.” Outro estudante comentou: “..ajuda no aprendizado e a entender a nossa história. Tudo aquilo que a gente estuda está lá, para que possamos olhar e até tocar. Muito bom!...” Em relação à conexão entre as aulas e a atividade, um estudante avaliou: “...Sim, é um complemento às aulas teóricas e técnicas. O professor fala, e lá a gente vê...”
Entre os temas que mais chamaram a atenção e foram comentados após a visita, destacaram-se Ciências da Natureza, Física, Astronomia e Mudanças Climáticas.
Os alunos do EJA vêm de diversas regiões de Porto Alegre e frequentam as aulas aos sábados. O curso busca complementar a formação básica, agregando conteúdos que contribuem também para a qualificação profissional.
A iniciativa é fruto da parceria entre o IFRS Campus Porto Alegre e a 1ª Coordenadoria Regional de Educação (1ª CRE). A professora Ana Vargas, assessora da EJA na 1ª CRE e articuladora do Pacto EJA, reforçou a importância da ação. "Essa integração amplia o aprendizado e fortalece os vínculos entre escola e comunidade", afirmou.
Sob a coordenação do professor Timoteo Alberto Peters Lange do campus Porto Alegre, o curso tem como objetivo oferecer uma formação integral, que vai além da simples qualificação profissional e não se limita às demandas do mercado de trabalho. A proposta pedagógica prioriza o autoconhecimento, a convivência social e o cuidado com o meio ambiente, fortalecendo os estudantes na construção de seus projetos de vida.
Texto e fotos: professor Timoteo Alberto Peters Lange
Redes Sociais