Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre esteve presente no IV Encontro Estadual de Leitura Inclusiva

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 10h45 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 15h56 | Acessos: 2097

Foi realizado no dia de 08 de outubro de 2019, no Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS), o IV Encontro Estadual de Leitura Inclusiva. Os encontros de leitura inclusiva são uma ação da Rede de Leitura Inclusiva no Rio Grande do Sul (GT - RS POA), criada pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade (do IFRS e da UFRGS) juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB 10), a Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB), a partir de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos (SP), com a finalidade de construção de uma rede de ações inclusivas para acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas.

A mesa de abertura do evento teve a presença da Coordenadora do Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade da FABICO/UFRGS, Profª Drª Eliane L. da Silva Moro; da Coordenadora do GT de Leitura Inclusiva RS POA e professora do IFRS, Profª Drª Lizandra Brasil Estabel; da conselheira do CRB10 e bibliotecária Gislene Sapata Rodrigues, representando no evento a Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB/10ª Região, Bibliotecária Luciana Kramer; e da Presidente da Associação Riograndense de Bibliotecários (ARB), Bibliotecária Neli Miotto.

Entre as diversas atividades promovidas, na parte da manhã o evento contou duas mesas-redondas. A primeira, que abordou o tema “Rede nacional de leitura inclusiva”, teve como participantes a representante da Fundação Dorina Nowill (FDN), Angelita Garcia, a professora do IFRS – campus Porto Alegre, Drª Gabriela Fernanda Cé Luft, e Bibliotecário do IFRS – Campus Porto Alegre, doutorando Filipe X. da Silveira.

Após, houve Momento Cultural com Contação de Histórias promovida pelos alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS - Campus Porto Alegre. Destaca-se ainda a participação especial na atividade cultural do senhor Josias Ferrão Corrêa, que é deficiente visual e apresentou canções tocadas no saxofone, emocionando o público, que o aplaudiu de pé.

Na sequência, a segunda mesa-redonda tratou sobre o Projeto “Pintando Histórias: Inspiração De Tarsila, Van Gogh E Romero Britto Para Jovens Da Fase”, realizado no Centro de Convivência e Profissionalização (CECOMP) da FASE- RS, que foi apresentado pela Pedagoga Lilian Locatelli e pela Técnica em Biblioteconomia formada pelo IFRS, Alessandra Cantoni.

No turno da tarde, aconteceram oficinas que abordaram diferentes assuntos: “A Inclusão dos Cegos e as Tecnologias”; “Língua Brasileira de Sinais: que língua é essa?”; “Livro Tátil Ilustrado”; “Bibliopet: atividades de leitura e inclusão em um mundo de possibilidades” ; “Contação de Histórias: um momento para incluir muita gente”; e “Tutorial da Geloteca: interação e envolvimento com a comunidade”.

Para a estudante Raika Luz Severo, que cursa o segundo semestre do Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Campus Porto Alegre, o tema Leitura Inclusiva “vem nos mostrar as várias maneiras de tornar a leitura acessível de maneira mais prática a quem muitas vezes não dispõe de espaços adequados para a mesma. E como nós podemos contribuir de maneira mais eficiente na sociedade para a inserção de leitores cegos, por exemplo: não só através de Braille mas por meio de audiodescrições para uma melhor autonomia”. Nathalya Porciuncula Rocha, estudante do terceiro semestre do mesmo curso, comentou: “O evento de leitura inclusiva nos mostra que a inclusão vai muito além de dar acessibilidade a pessoas cegas, surdas ou com algum tipo de deficiência física. Leitura inclusiva é pensar na inclusão dos idosos, das pessoas em vulnerabilidade social, moradores de rua, pessoas com restrição de liberdade, etc. Ter acesso à leitura é um direito de todos, e cabe à nós, como sociedade, fazer valer esse direito”.

“O Encontro Estadual de Leitura Inclusiva faz parte da minha formação como cidadã e Técnica em Biblioteconomia. Este foi meu terceiro ano participando da organização do evento, e essa possibilidade fez com que tivesse um contato direto com os participantes e sempre ouvi seus relatos sobre as oficinas, palestras e as trocas proporcionadas pelo evento, flashbacks falando que elas agregam conhecimento e sensibilizam sobre o tema Acessibilidade. Nesse quarto Encontro Estadual de Leitura Inclusiva, tivemos a presença da Técnica em Biblioteconomia Alessandra Cantoni, formada pelo IFRS-POA que é cega e hoje trabalha na área no Centro de Convivência e Profissionalização da FASE-RS, sendo uma inspiração para todos presentes durante sua palestra. Cada momento desses e a cada oficina promovida emociona e reforça a certeza que podemos ser um país mais inclusivo através de ações de leitura”, destacou Natália Moraes de Mello Moraga, bolsista de extensão do Programa LEIA, acadêmica do 2° semestre de Museologia na UFRGS e egressa do Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Campus Porto Alegre.

Confira alguns registros do evento (créditos: Nathalya Rocha e Lizandra Estabel):

Confira mais fotos do evento na página do campus no Facebook: https://www.facebook.com/ifrspoa/.