Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus realizou evento durante a Semana do Lixo Zero Porto Alegre

Campus realizou evento durante a Semana do Lixo Zero Porto Alegre

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 10h43 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 10h48 | Acessos: 2173

No último dia 22 de outubro o IFRS - Campus Porto Alegre realizou o evento "Encontro de Boas Práticas Lixo Zero Porto Alegre", no auditório Rui Cruse. O evento integrou a Semana Lixo Zero Porto Alegre, e foi uma iniciativa do IFRS – Campus Porto Alegre sob coordenação técnica da Apoena Socioambiental, embaixadora do Instituto Lixo Zero em Porto Alegre, com o apoio da startup TrashIn, empreendimento incubado no Programa Estação de Lançamento do campus.

O evento Lixo Zero faz parte de uma mobilização nacional de conscientização sócio-ambiental. Desde 2014, o município de Porto Alegre realiza atividades relacionadas à promoção da “Semana Lixo Zero”, que ocorre no período de 18 a 27 de outubro de cada ano.

O Encontro de Boas Práticas Lixo Zero de 2019 teve como objetivo reunir várias iniciativas, pessoas, empresas, ONGs, universidades e poder público para disseminar o conceito LIXO ZERO, que consiste no máximo aproveitamento e correta destinação dos resíduos recicláveis, orgânicos, industriais e redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para aterros sanitários, industriais e/ou para incineração.

A programação no IFRS contou com apresentações de 13 cases, seguidos de debates, que foram divididos em quatro blocos, além da exibição do minidocumentário Compostagem PorQueNão?. Também aconteceu no átrio do campus uma minifeira de produtos sustentáveis.

A abertura do evento foi realizada às 14h com a participação do diretor de Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, Celson Roberto Canto Silva, e da Embaixadora Lixo Zero Porto Alegre e São Lepoldo, engenheira Joice Maciel. Na sequência, deu-se início à apresentação dos cases, que seguiu até às 21h. Ao final de cada bloco de apresentações, foi promovido debate sobre os temas tratados. Confira os cases e assuntos abordados durante o evento:

Bloco: Para Além da Reciclagem

Case 1 - Sérgio Finger - Sócio da Startup TrashIn Cash From Trash, e Simone Pinheiros - técnica da Unidade de Triagem Anjos da Ecologia: “Gestão de Resíduos 360º”

Case 2 - Natália Pietzsch - Sócia da Arco Ações para Reciclagem e Compostagem: “Gestão de Resíduos em empresas e comércio”.

Case 3 - José Luís Cardoso - Coordenador da Cooperativa Paulo Freire de Resíduos Eletrônicos: “Valorização de resíduos eletroeletrônicos em parceria com a Unisinos”.

Case 4 - Leonardo Bertacco - Sócio fundador da Likso: "Reciclagem de resíduos plásticos em pequena escala, vantagens e desafios."

Case 5 - Liliane Linhares - Sócia da Ciclo Reverso, Negócio de Impacto Socioambiental: “Logística reversa de lonas de pvc (banners)”

Debate - Mediação: Joice Maciel, doutoranda em Eng.Civil/Gestão de Resíduos - Unisinos.

Bloco: Instrumentos para Gestão e a Valorização de Resíduos

Case 6 – Profª. Dra. Regina Celia Espinosa Modolo e Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes Moraes, Eng. Metalúrgico - Núcleo de Caracterização de Materiais - NUCMAT/UNISINOS, Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica: "VARSIN: Plataforma de Valorização de Resíduos Sólidos Industriais"

Case 7 - Rafael Nonemacher - Sócio da Startup O Sucateiro: “Plataforma de Valorização de Resíduos"

Debate - Mediação: Elisabeth Ibi Frimm Krieger, Eng Química, Mestre em Ecologia, Doutora em Ciências Ambientais na UFRGS e Profª do IFRS - Campus Porto Alegre.

Bloco: Compostagem Por Que Não?

Case 8 - Filipe Avila Soares e Danusa Lobo - Integrantes da Re-ciclo Compostagem Urbana: “Aplicando os princípios da permacultura para fechar os ciclos dentro das cidades”.

Case 9 - Bruno Steyer - Proprietário da empresa Minhoca Urbana: "Compostagem em espaços urbanos - do apartamento a espaços comerciais".

Exibição do Minidocumentário: Compostagem PorQueNão?

Debate - Mediação: Betina Aleixo dos Santos e Bruna de Oliveira / Movimento Compostagem PorQueNão?

Bloco: Educação Para Práticas Lixo Zero, A Mudança Começa Por Você!

Case 10 - Daiana Schwengber - Sócia da Apoena Socioambiental, Embaixadora Lixo Zero POA: “Educação Ambiental alinhada aos ODS: atividades práticas Lixo Zero”

Case 11 - Aline Néglia - Fundadora do Impacta o Mundo: “Dia Mundial da Limpeza e a Turma de Impacto: 100 formas de impactar o mundo”

Case 12 - Vitor Ortiz - Coordenador da Virada Sustentável POA: “As ações socioambientais que viraram Porto Alegre em 2019”

Case 13 - Fabiola Piece - Sócia da Escola de Sustentabilidade Pasárgada: “Educação, Eu Lixo Zero”.

Debate - Mediação: Kellen Pasqualeto - Apoena Socioambiental

Confira alguns registros do evento:

Abertura do evento com o diretor de Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre, Celson Canto, e a Embaixadora Lixo Zero Porto Alegre e São Lepoldo, Joice Maciel

Primeiros cases apresentados: Sérgio Finger - Sócio da Startup TrashIn Cash From Trash, e Simone Pinheiros - técnica da Unidade de Triagem Anjos da Ecologia: “Gestão de Resíduos 360º”

Case 6 "VARSIN: Plataforma de Valorização de Resíduos Sólidos Industriais", e público presente

Minifeira de produtos sustentáveis aconteceu no átrio