Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Confira como foi a Semana de Ambientação e Acolhimento do semestre 2021/1
Início do conteúdo da página

Confira como foi a Semana de Ambientação e Acolhimento do semestre 2021/1

Publicado: Sexta, 28 de Mai de 2021, 16h41 | Última atualização em Sexta, 28 de Mai de 2021, 19h23 | Acessos: 1062

De 17 a 21 de maio de 2021 foi realizada a Semana de Ambientação e Acolhimento do semestre 2021/1 do IFRS - Campus Porto Alegre, que congregou a comunidade acadêmica - estudantes e servidores - em uma série de atividades virtuais que integraram Ensino, Pesquisa e Extensão, para marcar o início do ano letivo no formato de ensino remoto. A programação, elaborada previamente com a colaboração de diferentes segmentos institucionais, incluiu uma diversidade de eventos.

Na segunda-feira, 17 de maio, primeiro dia letivo, houve momentos de acolhimento aos estudantes nos cursos pelos coordenadores e docentes, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Pela manhã, para os cursos Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente, e comunidade em geral, ocorreu o seminário "A riqueza dos nossos resíduos", ministrado pela geógrafa Maria Caravaggio, da ONG TodaVida, de Fortaleza/CE. O vídeo pode ser assistido aqui. Na parte da tarde, a direção-geral realizou reuniões de acolhimento e orientações com os docentes e técnicos administrativos em educação (TAEs) do Campus. 

 A terça-feira, 18 de maio, foi dedicada, principalmente, à recepção dos estudantes pela direção do Campus, evento que ocorreu nos três turnos, de modo virtual, através da plataforma RNP e transmitido pelo canal do Campus no YouTube. Além disso, o Diretório de Estudantes (DCE) ModIFica promoveu encontros com os estudantes dos cursos graduação nos turnos da manhã e da noite, e os professores inscritos puderam participar da formação docente "Introdução ao SIGA-A", na parte da tarde.

O dia 19 de maio, quarta-feira, foi repleto de atividades. Pela manhã, os colegiados dos cursos de graduação participaram de uma roda de conversa sobre Curricularização da Extensão, que teve como convidadas as pró-reitoras adjuntas de Ensino e de Extensão do IFRS, Larissa Bucco e Daiane Trentin. Enquanto isso, os estudantes tiveram a oportunidade de prestigiar o webinário "Empreendedorismo e Pandemia:  Atualidades e Perspectivas", apresentado por Moisés Lima Matos, egresso do curso de Especialização em Gestão Empresarial do IFRS - Campus Porto Alegre e sócio-proprietário na Eagle Care Serviços de Tecnologia. Essa atividade também marcou a abertura do semestre 2021/01 do Curso Técnico em Administração. À tarde, a Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DPPI) do campus apresentou para servidores sobre as possibilidades de pesquisa no IFRS, e professores tiveram a oportunidade de participar de formação docente sobre "Design Thinking para Educadores".

Ainda no dia 19, no turno da noite, servidores puderam participar de um bate-papo com o psicólogo da Sociedade de Psicologia do RS, Leonardo Wainer, sobre os desafios do trabalho remoto na pandemia, enquanto os estudantes contaram com uma das atividades promovidas pelo Grêmio Estudantil Para Todxs: a mesa de debate sobre a importância dos Institutos Federais no combate a pandemia, que teve a participação de André Martins, professor do IFRS e presidente do SindoIF, e de Tamyres Filgueira, coordenadora geral da Assufrgs, Leonardo de Carvalho, estudante do IFRS - Campus Porto Alegre, diretor do Grêmio Estudantil Para Todxs e da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET), e Natanielle Almada, vice-presidente da Unidade Popular pelo Socialismo.

Dentro da programação do dia 20, quinta-feira, na parte da manhã, foram disponibilizadas aos docentes uma conversa com a Comissão Permanente de Pessoal Docentes (CPPD) do campus sobre "A Portaria 983/220 e seus impactos na regulamentação das atividades docentes", e  a segunda turma da formação "Introdução ao SIGA-A". De tarde, aconteceram as assembleias de discentes, de docentes e de TAEs para preenchimento de vagas que estavam em aberto nas comissões permanentes do campus - CGAE, CAGPPI, CAGE e Comissão Eleitoral Permanente. No final da tarde, a comunidade acadêmica pode acompanhar a palestra "Atividade física, ensino e pandemia", ministrada pelos professores do Campus Porto Alegre Ângelo Cássio Magalhães Horn e Cíntia Mussi Alvin Stocchero, transmitida pelo YouTube. O vídeo está disponível aqui. 

Já na noite do dia 20, a discente do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do Campus Samantha Lima Vieira palestrou a estudantes sobre "Ensino remoto: dicas para melhorar o aprendizado". Acesse aqui o vídeo da apresentação. Nessa mesma noite, a comunidade também pode prestigiar a palestra "Os desafios da inclusão - entre confinamento, isolamento e aprendizagens customizadas", com a professora Ana Rosemeri Araújo da Cunha, diretora pedagógica da Baobá Educacional, e mediação do pedagogo Anderson Rodrigues Corrêa, da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) do Campus Porto Alegre. Assista ao vídeo aqui.

Encerrando a Semana de Ambientação e Acolhimento, na sexta, 21 de maio, a Biblioteca Clóvis Vergara Marques promoveu encontros on-line de ambientação e acolhimento aos estudantes ingressantes, nos três turnos. Durante a manhã, os docentes tiveram a segunda turma da formação sobre "Design Thinking para Educadores". À tarde, realizou-se, de forma virtual, o evento "Servidor 10 anos IFRS", em homenagem aos servidores do IFRS - Campus Porto Alegre que completaram dez anos ou mais de "casa" ou de Serviço Público Federal em 2020. A solenidade foi organizada em conjunto pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), pelo Gabinete da Direção e pela Assessoria de Comunicação do Campus. Ao todo, foram 75 servidores homenageados e a cerimônia on-line contou com as mensagens do diretor-geral do Campus, Fabrício Sobrosa, e do reitor do IFRS, Julio Heck. O vídeo da ocasião pode ser assistido no canal do Campus no YouTube.

Na parte da noite, os núcleos do campus - NAPNE, NEPGS e NEABI - promoveram uma roda de conversa que abordou a importância dos Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs) na formação dos estudantes. Os discentes contaram também com outra das atividades promovidas pelo Grêmio Estudantil: a mesa de debate dessa noite abordou "O papel do Movimento Estudantil e a Autonomia dos Estudantes", com a participação de Sarah Domingues, diretora de mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE) e coordenadora geral do DCE UFRGS, Vitória Oliveira, diretora de mulheres da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Caio Sad, coordenador geral da FENET e Leonardo de Carvalho, diretor do Grêmio Estudantil do IFRS-POA e da FENET.

Durante toda a programação, nos cinco dias da semana, foram disponibilizados plantões on-line de suporte ao uso do Moodle para os discentes, realizados pela Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) através do Google Meet.

De acordo com a professora Márcia Bündchen, diretora de Ensino do Campus, "para além de atender à Resolução 015/2021, a Semana de Ambientação e Acolhimento proporcionou momentos nos quais a comunidade pode se encontrar para ampliar conhecimentos e discutir diferentes temas de interesse coletivo e também específico de cursos e segmentos. Incorporando na cultura do campus a participação em ações como as que compuseram a Semana de Acolhimento e Ambientação, acredita-se que aspectos importantes da formação dos indivíduos como a criatividade, a consciência corporal e ambiental, a curiosidade e o interesse sobre novos temas tenham espaço para se desenvolver, mesmo em tempos de ensino remoto".

Os vídeos de algumas das atividades realizadas podem ser conferidos na playlist intitulada "Semana de Ambientação e Acolhimento 2021/1" no canal do Campus no YouTube.

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->