Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Programa de extensão em EPT promove ciclo de oficinas “O cotidiano da Educação Profissional e Tecnológica: desvendando plataformas e fazeres”
Início do conteúdo da página

Programa de extensão em EPT promove ciclo de oficinas “O cotidiano da Educação Profissional e Tecnológica: desvendando plataformas e fazeres”

Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 18h58 | Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 19h01 | Acessos: 605

Primeira oficina, "Desvendando a Plataforma Brasil na prática e as questões da ética em pesquisa com seres humanos", está com inscrições abertas e ocorre dia 22/09

O Ciclo de Oficinas “O cotidiano da Educação Profissional e Tecnológica: desvendando plataformas e fazeres” é uma ação de extensão promovida pelo Programa de Extensão em Educação Profissional e Tecnológica, vinculado ao Mestrado ProfEPT - IFRS, que tem por objetivo abordar aspectos práticos dos fazeres envolvidos nas dinâmicas de implantação e desenvolvimento dos projetos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

As oficinas oferecidas abordarão temas de interesse, especialmente, para os sujeitos envolvidos na EPT e que precisam se apropriar dos processos, sistemas, recursos e plataformas digitais típicos desses ambientes. Neste ano, serão abordadas as seguintes temáticas: a ética em pesquisa sobre seres humanos e o uso da Plataforma Brasil para submissão de projetos; o cadastro e uso do Lattes e do ORCID;  princípios do design gráfico na elaboração de Produtos Educacionais; e o uso do Portal de Periódicos da CAPES para a pesquisa. 

O ciclo de oficinas será desenvolvido de modo remoto garantindo acessibilidade aos participantes. Os ministrantes são especialistas na área e poderão aprofundar conceitos e orientar o uso prático das plataformas envolvidas. São oferecidas 40 vagas para cada uma das oficinas que ocorrerão ao longo do segundo semestre de 2021. As inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico divulgado para cada oficina de interesse e poderão ser realizadas até dois dias antes do evento, ou até o limite de vagas ser alcançado. A certificação do participante será por oficina.

Convidamos toda a comunidade a participar!

Confira as oficinas oferecidas, datas e horários e se organize para participar:

 

Oficina 1: INSCRIÇÕES ABERTAS!*

Desvendando a Plataforma Brasil na prática e as questões da ética em pesquisa com seres humanos

Data: 22/09/2021 das 17h às 21h

Ministrante: Maria Mercedes Bendati

Vagas: 40 (por ordem de inscrição)

Link para a inscrição: https://forms.gle/HoChBttrqf3yGpU 

 

Oficina 2:

Princípios de Design Gráfico na elaboração de Materiais educacionais

Data: 13/10/2021 das 17h às 21h

Ministrante: Calebe Borges

Vagas: 40 (por ordem de inscrição)

 

Oficina 3:

Cadastro e uso do Lattes e do ORCID

Data: 27/10/2021 das 14h às 18h

Ministrantes: Filipe Xerxeneski da Silveira e Débora Cristina Daenecke Albuquerque Moura

Vagas: 40 (por ordem de inscrição)

 

Oficina 4:

O uso do Portal de Periódicos da CAPES contribuindo para a pesquisa

Data: 17/11/2021 das 14h às 18h

Ministrantes: Filipe Xerxeneski da Silveira e Débora Cristina Daenecke Albuquerque Moura

Vagas: 40 (por ordem de inscrição)

 

*Já estão abertas as Inscrições abertas para a primeira oficina: Desvendando a Plataforma Brasil na prática e as questões da ética em pesquisa com seres humanos.

Descrição da Oficina: A submissão de projetos de pesquisa aos Comitês de Ética em Pesquisa é um dos requisitos para os estudos que envolvem seres humanos. Nesse processo, é frequente que os pesquisadores sintam muitas dificuldades, pois a submissão envolve requisitos e procedimentos específicos. Como por exemplo, a utilização da Plataforma Brasil, um sistema desenvolvido para essa relação entre pesquisador e Comitê de Ética em Pesquisa.

A proposta da oficina é dar subsídios práticos para compreender as particularidades da análise ética e permitir ao pesquisador fazer a submissão do seu projeto de pesquisa pela Plataforma Brasil para o Comitê de Ética em Pesquisa com mais conhecimento. É destinada a alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do IFRS e de outras instituições de ensino.

Lembrete aos participantes: é importante estar com acesso ao computador durante a oficina sobre a Plataforma Brasil, considerando a prática que será desenvolvida, remotamente.

Os inscritos receberão, com pelo menos um dia de antecedência, os arquivos com roteiros das atividades e com a indicação de documentos que precisarão organizar previamente, para as práticas a serem desenvolvidas nesta oficina. Será utilizado o endereço de e-mail cadastrado pelo participante no formulário eletrônico preenchido para a inscrição na oficina.

O link para a inscrição é: https://forms.gle/HoChBttrqf3yGpUa8

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->