Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso de extensão em parceria entre IFRS e UFRGS fez reflexões sobre sobre "Narrativas Fotográficas"

Publicado: Sexta, 05 de Dezembro de 2014, 15h09 | Última atualização em Sexta, 05 de Dezembro de 2014, 15h09 | Acessos: 1056

Nos dias 4 e 11 de novembro, o IFRS - Câmpus Porto Alegre e o Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL) da UFRGS realizaram em parceria o curso de extensão "Narrativas Fotográficas" , na sede do Câmpus Porto Alegre.

O curso propôs refletir sobre o que é a narrativa fotográfica, a partir de coleções do acervo do NAVISUAL/PPGAS/UFRGS, bem como apresentar algumas técnicas para a captação fotográfica, abordando a composição da imagem (enquadramento, iluminação, foco) e as regulagens da câmera (ISO, resolução, abertura, velocidade).

O curso foi ministrado pela equipe NAVISUAL e contemplou 20 participantes, entre eles bolsistas de Iniciação Científica, estudantes do IFRS, além de alunos de instituições externas. Conforme a professora do IFRS Maria Cristina Caminha de Castilhos França, coordenadora da proposta "dessa experiência, que ocorreu em duas tardes aqui no câmpus Porto Alegre, resultaram narrativas fotográficas produzidas pelos alunos sob a orientação da equipe do NAVISUAL e pretende-se desenvolver uma exposição das narrativas futuramente", colocou ela.

A proposta do curso considera que na atualidade a relevância do espaço que as imagens fotográficas e fílmicas tem ocupado e avançado sobre as diversas formas de interpretar a realidade social. Somado a isso, o progresso das técnicas de produção de imagem – fotografia, cinema, vídeo – e, por sua vez, a popularização desses processos técnicos propiciaram registros audiovisuais como uma forma dos indivíduos não só perpetuarem acontecimentos e situações significativas de um tempo passado, fixado em instantes, mas também o espaço que abrigou as experiências registradas.

Sendo assim, as imagens fotográficas ou em vídeo reservam, de certo modo, a “realidade” em uma tomada que registra espaço e tempo; ou ainda, encerram uma história através da imagem enquanto um recurso que permite “a possibilidade de resgate da memória visual do homem e de seu entorno sociocultural” (KOSSOY, 2001:55).

Confira algumas fotos do curso :

141104fb018   141104fb020   141104fb021

141104fb027   141104fb045   141111fb002

141111fb006   141111fb008   141111fb014

(Crédito das fotos: Fabrício Barreto)