Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Porto Alegre passa a ser ofertado na modalidade Concomitante ao Ensino Médio a partir de 2020

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 14h40 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 11h10 | Acessos: 5223

O curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS - Campus Porto Alegre vem com novidades para o próximo ano: passará a ofertar vagas em duas modalidades de ensino - Subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio), e Concomitante (para quem está cursando o Ensino Médio), e com aulas no turno da tarde. Trata-se também de fato inédito para o campus, pois este será o seu primeiro curso realizado na modalidade concomitante.

O curso técnico concomitante oferece formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação. Nessa modalidade o aluno faz o ensino médio normal em uma escola da sua preferência e, ao mesmo tempo, o curso técnico no IFRS. Já os cursos subsequentes oferecem formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

O curso Técnico em Instrumento Musical está inserido no eixo tecnológico de Produção Cultural e Design e existe desde 2011 no Campus Porto Alegre, proporcionando formação técnica na área musical. Até 2019, era oferecido somente na modalidade Subsequente, com aulas no turno da noite.

De acordo com o professor Iuri Soares, atual coordenador do curso, “com quase 10 anos de existência, o nosso curso já se estabeleceu como um importante pólo de formação técnica em música em Porto Alegre e Região Metropolitana”.

O curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS – Campus Porto Alegre é o único oferecido por uma instituição pública no Rio Grande do Sul. “É uma das poucas opções de formação básica em música já que, historicamente, no Brasil, este tipo de formação costuma estar centralizada em instituições privadas de ensino de música ou então na figura de professores particulares”, complementa o coordenador.

Com relação à nova opção que permitirá a partir de agora o ingresso de um público com outras características, Soares comenta que, até então, “temos atingido um público adulto com diferentes interesses. Há estudantes que ingressam com o desejo de ampliar seu conhecimento prático na música e enriquecê-lo com uma formação teórica, e também há quem dê passos mais iniciais por aqui. A oferta de vagas na modalidade concomitante ao Ensino Médio vai estender essas oportunidades aos jovens e adultos que não concluíram o secundário. Este será o primeiro curso concomitante do campus Porto Alegre e essa novidade preenche um espaço na educação musical formal disponível na cidade e entorno para esta faixa da população”.

Inscrições e forma de ingresso

As inscrições para o curso Técnico em Instrumento Musical em sua nova formatação já estão abertas no Processo Seletivo 2020/1 do IFRS. São ofertadas 20 vagas nesse curso, das quais 10 vagas são para a modalidade Subsequente, e 10 para modalidade Concomitante. O prazo para inscrição vai até 10 de novembro, pelo site https://ingresso.ifrs.edu.br/2020/.

A seleção para ingresso na modalidade Concomitante ocorrerá por meio de prova prática no instrumento escolhido, e sorteio público. O candidato deve possuir o Ensino Fundamental completo (1º grau) e estar cursando qualquer etapa do Ensino Médio (2º grau).

Já para a modalidade Subsequente, a seleção é feita por meio de prova prática mais exame de seleção (prova escrita), ou prova prática mais a nota do Enem, e o candidato deve ter o Ensino Médio concluído.

O curso tem duração de quatro semestres, e a partir de 2020 as aulas ocorrerão no turno da tarde para os novos ingressantes em ambas as modalidades de ensino.

Os instrumentos musicais oferecidos no curso são flauta doce, flauta transversal, teclado eletrônico e violão (o estudante deve escolher um para sua formação específica).

O perfil profissional

Ao final do Curso Técnico em Instrumento Musical, os alunos devem ser capazes de atuar como solistas ou membros de conjunto/orquestra; atuar como instrumentistas em gravações de áudio profissional; atuar como professores de instrumento em aulas particulares ou para pequenos grupos, escolas livres de música e conservatórios.

As áreas de atuação do profissional Técnico em Instrumento Musical incluem aulas particulares, academias de música, estúdios de gravação, empresas publicitárias, entre outros nichos de atuação profissional, como apresentações públicas em bailes, casamentos, bares e centros comerciais.

Mais informações podem ser obtidas junto à coordenação do curso, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Show de lançamento durante a 20ª MostraPoA

Para marcar a novidade, acontece no próximo dia 30 de outubro, às 17h30, no auditório Rui Cruse, o evento “Lançamento do Curso Técnico em Instrumento Musical”, com apresentação musical. A atividade integra a programação da 20ª MostraPoA – Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, sendo uma oportunidade prestigiar o evento para conhecer mais sobre o curso.