Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso Técnico em Instrumento Musical comemora 10 anos em 2021
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Instrumento Musical comemora 10 anos em 2021

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 20h06 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 19h23 | Acessos: 1301

Neste ano de 2021, completam-se 10 anos do início do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Porto Alegre do IFRS. Para celebrar esse marco histórico, de 23 a 26 de novembro acontece uma semana comemorativa, cuja programação faz parte do Projeto Indissociável de Ensino, Pesquisa e Extensão “Memórias e perspectivas do ensino técnico em música: 10 anos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS”, desenvolvido por um grupo de professores do curso e que pretende refletir, discutir e propor perspectivas para os cursos técnicos e a formação técnica na área de música e, mais especificamente, investigar e retratar a história e o papel desse curso, através da produção de material audiovisual que sirva de documento de memória, além de promover integração entre professores e estudantes atuais e egressos. Como parte do projeto, foram preparadas uma mesa-redonda de professores, uma de estudantes e egressos de cursos técnicos em instrumento musical de diferentes instituições para conversar e trocar experiências sobre a formação técnica em música, o mini documentário Curso Técnico em Instrumento Musical: 10 anos e o videoclipe coletivo de O Relógio da Saudade.

A equipe organizadora e executora do projeto é composta pelos docentes Cláudia Schreiner, Fernanda Krüger Garcia, Iuri Correa Soares, Mateus Berger Kuschick e Pablo Alberto Lanzoni e a estudante bolsista Jhosana Lima. A ação está dividida em 3 eixos:

  1. eixo musical: produção de clipe musical coletivo da canção O Relógio da Saudade, de Alexandre Vieira, com participação de estudantes, egressos, professores e ex-professores do curso Técnico em Instrumento Musical.
  2. eixo memória: produção de mini documentário sobre o curso Técnico em Instrumento Musical, contemplando história, situação atual e perspectivas futuras; produção de teasers com depoimentos sobre o curso, dando a palavra à comunidade que o cerca.
  3. eixo reflexivo: pesquisa e levantamento de dados a respeito dos Cursos Técnicos em Instrumento Musical no Brasil e específicos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS Campus Porto Alegre; discussão de temáticas pertinentes à formação técnica em música através da discussão mediada em mesas-redondas - uma com docentes, outra com estudantes e egressos de cursos técnicos na área - seguidas de discussão livre entre todos presentes. As mesas são compostas por representantes dos Cursos Técnicos em Instrumento Musical do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Escola Sinodal de Educação Profissional das Faculdades EST (EST/ESEP).

O eixo musical contemplou arranjo da peça musical, preparação e orientação dos participantes na interpretação e gravação, edição e mixagem de som e edição de imagem. Os eixos memória contemplam contemplam a busca por registros documentais relacionados ao curso (documentos, fotografias, PPCs, gravações, etc.), entrevista de pessoas envolvidas na criação e existência do curso, contato com docentes de cursos técnicos na área no Brasil, revisão bibliográfica, levantamento de dados, roteirização e coleta de material para o documentário, edição de imagens, escolha de temas para as mesas-redondas.

O projeto foi contemplado pelo Edital IFRS nº 29/2021 - Apoio a projetos indissociáveis de pesquisa, ensino e extensão nos campi do IFRS, e todas suas ações vêm sendo desenvolvidas de forma remota.

 

CONFIRA MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO:

Conversando sobre Cursos Técnicos em Instrumento Musical

Cursos técnicos em instrumento musical tem algumas especificidades: curta duração, objetivo de profissionalização e preparação para o mundo do trabalho, formação básica. Como fazer um curso desses acontecer? Que conteúdos ensinar? Como um curso técnico muda a vida dos seus alunos? Que contribuições um curso técnico em instrumento musical traz para a sociedade em que está inserido? Que profissionais forma?

Para conversar e refletir sobre essas e outras questões, a programação dos 10 anos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS promove duas mesas-redondas, uma formada por professores, outra por estudantes e egressos de diferentes Cursos Técnicos em Instrumento Musical do Brasil: IFRS, ESEP/EST e IFPB.

Evento gratuito e aberto:

23/11, terça-feira, 19h30

Professores conversam sobre Cursos Técnicos em Instrumento Musical: mesa-redonda de professores 

Convidados: Cláudia Schreiner (IFRS), Italan Carneiro (IFPB), Maurício Marques (EST/ESEP)

Mediação: Iuri Correa Soares (IFRS-POA)

Local: meet.google.com/ots-asps-ygn

24/11, quarta-feira, 19h30

Estudantes conversam sobre Cursos Técnicos em Instrumento Musical: mesa redonda de estudantes e pré-estreia do mini documentário "Curso Técnico em Instrumento Musical: 10 anos"

Convidados: Fabiano Sabino (egresso IFRS), João Nóbrega (IFPB), Sabrina Schneider (IFRS), Rafaela Michel (EST/ESEP)

Mediação: Iuri Correa Soares (IFRS-POA)

Local: meet.google.com/ots-asps-ygn

 

Saiba mais sobre os convidados:

DOCENTES

  • Cláudia Schreiner - Professora do Curso Técnico em Instrumento Musical IFRS - Campus Porto Alegre. Flautista, toca flauta doce, flauta transversal e traverso barroco. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul desde 2011, atuando no programa de extensão Projeto Prelúdio e no Curso Técnico em Instrumento Musical, especialmente em disciplinas e atividades de Ensino e Extensão relacionadas à flauta doce, à flauta transversal e à história da música. Como flautista, tem atuado com música de câmara, com música barroco e atuado como flautista convidada de diferentes orquestras da região metropolitana. Foi flautista da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, da Orquestra Sinfônica da UFBA e da Orquestra Filarmônica da PUC-RS. Como professora, foi professora substituta da UFBA e do Curso Técnico em Música da ESEP/EST. Como pesquisadora, apresentou trabalhos no VII Congresso de Musicologia Histórica, Congresso da ANPPOM, Musichildren´17, IX Congresso Internacional CSO´2018 - Criadores sobre outras obras. Graduou-se em flauta no Departamento de Música da UFRGS e cursou mestrado em música - execução musical (flauta), no Programa de Pós Graduação em Música da UFBA, com orientação de Lucas Robatto.
  • Italan Carneiro - Professor e coordenador do Curso Técnico de Instrumento Musical do IFPB - Campus João Pessoa. Professor e coordenador do Curso de Instrumento Musical do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa. Atua ainda como professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, desenvolvido na mesma Instituição. Doutor em Música na subárea de Educação Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Educação a Distância pelo SENAC-PB e especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP. Bacharel (com Láurea Acadêmica) em Percussão Erudita pela Universidade Federal da Paraíba e Licenciado em Bateria pela mesma Universidade. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Técnico em Instrumento Musical pelo Instituto Federal da Paraíba. Lidera o grupo de pesquisa LecionaMus, voltado para a pedagogia dos Instrumentos Musicais. Atua como membro do Conselho Editorial da Revista Principia. Membro associado e representante no estado da Paraíba da seção brasileira do Fórum Latino-americano de Educação Musical (FLADEM). Membro associado da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM). Seus atuais trabalhos de pesquisa relacionam-se com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas Integrada e Subsequente ao Ensino Médio. Exerce ainda atividade como músico instrumentista no cenário musical paraibano.
  • Maurício Marques - Coordenador dos Cursos Técnicos em Musica da ESEP e da Licenciatura em Musica Faculdades EST. Mestre em Composição pela UFRGS e Bacharel em Violão na UFPEL, Especialista em Educação pela Faculdades EST, é compositor, professor de musica, arranjador, instrumentista, coordenador e professor nas Faculdades EST/ESEP em São Leopoldo RS. Vencedor de inúmeros festivais de música, já foi condecorado com o Troféu Milton de Lemos (1998), Troféu Vitória (1998), Prêmio Açorianos de Música (2004) pelo seu disco “Cordas ao Sul” e escolhido para participar do 7º Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira, (2004), Projeto Rumos Itaú Cultural (2005), Violões do Brasil (2005) ao lado de Paulo Belinati, Duo Assad, entre outros.

ESTUDANTES

  • Sabrina Juliana Schneider - Estudante do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS - Campus Porto Alegre, Flauta Transversal. Graduada em Letras, atua como professora de Língua Estrangeira e Língua Portuguesa em uma escola de ensino fundamental de Viamão/RS.
  • Fabiano Sabino - Egresso do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS - Campus Porto Alegre. Atualmente trabalha com bandas, artistas, shows ao vivo, gravações em estúdios e com aulas particulares de violão, contrabaixo elétrico e ukulele para iniciantes.
  • Rafaela Michel - Estudante do Curso Técnico em Instrumento Musical da EST. Violinista desde os 6 anos de idade, fazendo diversas apresentações e também eventos beneficentes em diversas cidades Gaúchas.Em 2015 venceu o Concurso Latino Americano Rosa Mística , em Curitiba. Em 2019 foi indicada ao Prêmio Cidadão VS, pelo Jornal Local, na categoria Responsabilidade Social.  Com certificado em aulas coletivas para cordas, começou atuar em 2019 dando aulas no Projeto Violino Solidário, o qual criou, na escola municipal na periferia de São Leopoldo. Atualmente focada nos estudos e aperfeiçoamento na música, faz curso técnico de Canto e de Violino na ESEP/ Faculdades EST.  No ano de 2021 foi indicada e está concorrendo ao Prêmio VS Cidadão na Categoria Cultura.
  • João Nóbrega - Egresso Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPB. Estudante de Licenciatura em Música - Práticas interpretativas na UFPB. É natural de João Pessoa-PB, local em que vive até hoje. Aos 14 anos ingressou no curso Técnico integrado ao ensino médio em Instrumento Musical no IFPB, escolhendo a bateria como seu instrumento de estudo. Na instituição, participou de diversos projetos musicais atuando como baterista e percussionista, sendo alguns deles os trios “Sabuji” e “Olivieira”, o “Várias Faces da Alma”, o grupo “Sons do nordeste” (com quem toca até hoje) e diversos recitais de conclusão de curso de alunos da instituição. Participou de projetos de extensão sendo eles: “Ritmos, ritos e danças afro-indígenas”; “Educação Musical e Inclusão Social: atuação no Terceiro Setor”; “Música e Sociedade”; “O sujeito surdo e a capoeira angola: vivências compartilhadas”.

 

Evento: Sons de celebração 

Para marcar os 10 anos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS - Campus Porto Alegre, celebrados em 2021, o projeto Memórias e Perspectivas do Ensino Técnico em Música apresenta dois produtos audiovisuais que, de modos diferentes, mostram um pouco do que é este curso técnico, da sua história e das pessoas que fizeram e fazem o curso acontecer: o mini documentário Curso Técnico em Instrumento Musical: 10 anos e o clipe da canção O Relógio da Saudade, de Alexandre Vieira, ambos reunindo professores, alunos e egressos do Curso Técnico.

No mini documentário, algumas pessoas que participaram desta história de 10 anos nos contam um pouco das suas experiências e do seu entendimento do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS. No clipe, 32 pessoas gravaram suas vozes e instrumentos em casa, para serem posteriormente reunidas no videoclipe.

O Relógio da Saudade é uma canção de Alexandre Vieira, colega e amigo de fundamental importância para o Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS, falecido em 2019. Assim, além de mostrar a produção artística do curso, tocar e cantar especificamente esta canção "juntos" mas à distância, como tantas produções musicais em tempos da pandemia, é também uma pequena homenagem ao Alexandre, uma pequena mostra de tudo que ele nos deixou e um pequeno símbolo da saudade que temos dele e, nesse momento, uns dos outros.

26/11, sexta-feira, 19h30

Sons de celebração: estreia virtual do mini documentário "Curso Técnico em Instrumento Musical: 10 anos"* e do clipe "O relógio da Saudade"**

Local: bit.ly/YouTubeTecInstrumentoMusicalCampusPoaIFRS

*Mini documentário Curso Técnico em Instrumento Musical: 10 anos 

Concepção: Jhosana Lima, Iuri Correa Soares, Pablo A. Lanzoni

Depoimentos de estudantes, egressos e egressas, professoras e reitor;

Música: André Vinicius Lenz 

Edição e montagem: Leandro Spencer Chaves

**Clipe: O Relógio da Saudade

Música de Alexandre Vieira, letra atribuída a Antonio Conselheiro, arranjo de Mateus Berger Kuschick

Participantes: professores, estudantes e egressos, totalizando 32 pessoas

Edição e mixagem de áudio: Lucas Kinoshita 

Edição de vídeo: Leandro Spencer Chaves

 

Breve histórico do Curso Técnico em Instrumento Musical 

O Curso Técnico em Instrumento Musical existe no IFRS - Campus Porto Alegre desde 2011 e atualmente transcorre de forma presencial, ofertado nas modalidades concomitante e subsequente ao Ensino Médio, com carga horária de 821 horas distribuídas em quatro semestres. Esse curso oferece a sistematização e a complementação de habilidades e conhecimentos musicais para aqueles que possuem formação e experiência musical prévias, proporcionando aperfeiçoamento, profissionalização e preparação para estudos posteriores.

O curso foi criado numa época de transição e transformação: o que era a antiga Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a lei n⁰ 11.892, de 29/12/2008, passou a ser Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Nessa transição, muitos cursos foram criados. Os professores que atuavam na área de música na Escola Técnica da UFRGS e que optaram por migrar para o IFRS já atuavam no Projeto Prelúdio, programa de extensão que visava à educação musical de crianças e jovens, existente desde 1982, proporcionando formação musical ampla a crianças e jovens em diferentes níveis de desenvolvimento musical. O Projeto Prelúdio foi mantido nessa transição, mas esses professores e a gestão da nova instituição sentiam a necessidade de fortalecer ainda mais a área da música dentro do IFRS, em Porto Alegre, e, considerando a experiência na formação básica do corpo docente, a necessidade de oferta de formação básica em música e a possibilidade de verticalização do ensino, propuseram a criação do Curso Técnico em Instrumento Musical, que também possibilitou a ampliação do corpo docente da área.

A primeira turma ingressou em 2011, com um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) um pouco diferente do atual. Desde o seu início, o curso já passou por três mudanças de PPC, buscando se adequar às demandas dos discentes, a novas possibilidades de oferta e às exigências institucionais e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação do Brasil. Assim, o curso, que iniciou como subsequente noturno, oferecendo flauta doce e violão como instrumentos elegíveis para formação, atualmente é um curso concomitante  - o primeiro no Campus Porto Alegre - e subsequente ao ensino médio, ofertando os instrumentos de formação: flauta doce, flauta transversa, violão e teclado. 

De 2011 a 2021, já ingressaram 180 estudantes, e o curso formou 70 técnicos em instrumento musical de 2012 a 2020. O curso tem atendido alunos da região metropolitana, de 15 a 70 anos, com percursos variados de formação e atuação na área da música. Dentre os caminhos seguidos por alunos egressos estão o prosseguimento de estudos em cursos de graduação e/ou especialização na área de música, a atuação como professores de instrumento e musicalização e como instrumentistas. Relatos mostram que alunos, ainda durante o curso, são bem-sucedidos na busca por oportunidades de trabalho na área da música e no prosseguimento dos estudos musicais em outros níveis de ensino. O curso tem se mostrado, portanto, um importante meio de transformação da participação dos seus alunos e egressos no mundo do trabalho. Dada a proximidade com o Projeto Prelúdio - Cursos de Extensão em Música e Grupos Musicais, o Curso Técnico em Instrumento Musical vem se tornando um excelente exemplo da verticalização do ensino e da indissociabilidade entre Ensino e Extensão no Campus Porto Alegre, quando alunos do Projeto Prelúdio migram para o Curso Técnico e quando alunos do Curso Técnico atuam como extensionistas no Projeto Prelúdio. 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->