Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Curso Técnico em Instrumento Musical promove Mostras Musicais virtuais com trabalhos de estudantes

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 16h37 | Última atualização em Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 19h36 | Acessos: 789

Fazer uma peça musical soar é uma das principais atividades do músico e, portanto, do Curso Técnico em Instrumento Musical. Assim, compor a música, criar o arranjo, elaborar a interpretação da peça, pensar em estratégias de ensaio e de estudo para chegar na melhor execução, aprender a realizar as ideias musicais em um instrumento musical, compreender a estrutura e o contexto da peça são competências e temas trabalhadas nas várias componentes curriculares desse curso.

Na rotina presencial do curso, ao fim de cada semestre é realizada uma série de apresentações musicais - as audições - nas quais estudantes mostram parte do que produziram nas aulas. Além das audições, o curso costuma promover saraus, que são apresentações em que os estudantes são convidados a apresentar seu trabalho musical desenvolvido independentemente de seus estudos no IFRS.

Este ano, a rotina presencial foi substituída pelas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) e, dentro delas, uma série de trocas de gravações e vídeos entre docentes e estudantes. Os ensaios e ajustes presenciais para a prática de música em conjunto foram substituídos pelas experiências e desafios de tentar fazer música sincronicamente em ambiente virtual e de fazer e gravar parte da música sozinho para juntar as várias partes posteriormente por meio de edição. Uma realidade diferente, alguns conteúdos e habilidades diferentes, aprendizados diferentes.

Nesse contexto, as já tradicionais audições do Curso Técnico em Instrumento Musical foram substituídas pela Mostra Musical das APNP. A adesão de estudantes foi livre, de modo que neste momento mostram seus trabalhos estudantes que se sentiram à vontade para isso. Na Mostra Musical das APNP, há trabalhos realizados nas APNP de Instrumento Musical, Tópicos em Música de Conjunto e Práticas Interpretativas e Teoria Musical, retratando o diálogo e a interdisciplinaridade que acontecem com frequência no curso.

Se o Curso Técnico em Instrumento Musical é um espaço de formação, aperfeiçoamento e profissionalização de músicos, muitos dos estudantes do curso têm também uma trajetória musical independente do curso. Trajetórias prévias e trajetórias paralelas que, com frequência, influenciam e são influenciadas pelas trajetórias desses discentes no curso. Espaços de visibilidade e reconhecimento dessas trajetórias são uma solicitação comum entre o corpo discente, em parte atendida pelo Curso por meio da realização de Saraus, Mostras autorais, dentre outros eventos. Assim, atendendo novamente a uma solicitação de discentes, surge, em conjunto com a Mostra Musical das APNP, a Mostra Musical Aberta, em que qualquer discente ativo no Curso Técnico em Instrumento Musical pode enviar suas peças e exemplos de performance.

Em conjunto, as duas Mostras retratam um pouco da realidade do Curso, bem como pretendem retratar a qualidade dos trabalhos realizados e, tratando-se de arte, contribuir com um pouco de beleza para o fim deste ano estranho, difícil e triste para muitos e em muitos aspectos.

Ouça e assista aqui:

Sobre os trabalhos das APNP que estão na mostra:

• Teoria Musical: Tendo como ideia central o estudo da harmonia, a turma trabalhou com técnicas de criação melódica, harmonização de melodia, encadeamentos de acordes e gestos rítmicos. A partir disso, as/os alunas/os foram instigados a compor pequenas peças utilizando as técnicas trabalhadas nas aulas.
  • Laboratório Musical: Foi uma criação coletiva no momento da aula síncrona. Gravando em tempo real. Tínhamos a "missão" de criar uma música em 2 h de encontro. Glitch é o termo técnico (eu não conhecia; a turma que falou) pra esses ruídos das salas e de reunião virtual.
  • Tópicos em Música de Conjunto e Práticas Interpretativas: Os alunos deveriam gravar uma peça de livre escolha, relacionando a sua performance a aspectos abordados ao longo da APNP (formações musicais, formações recorrentes e surpreendentes, comunicação em música de conjunto, arranjo e música em conjunto por meio de gravações no contexto da pandemia.
  • Instrumento Musical: Elaboração de interpretação de peça musical, e, através disto, desenvolver-se na na técnica do instrumento e nos processos de interpretação musical.

(Texto: Coordenação do Curso Técnico em Instrumento Musical)