Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudante: veja como comprovar a vacina contra a Covid-19 no retorno às atividades presenciais do Campus Porto Alegre

Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 17h40 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 12h35 | Acessos: 2801

Atenção, estudante!

O primeiro semestre de 2022 no Campus Porto Alegre inicia em 03 de março e algumas atividades estão previstas para ocorrerem de forma presencial. Para o retorno presencial e acesso ao IFRS - Campus Porto Alegre, é necessário que você apresente a comprovação de vacinação contra a COVID-19. Desde o final de novembro de 2021, é necessário comprovar a vacinação contra a Covid-19 para acessar e circular nas unidades do IFRS, conforme normativas as institucionais publicadas: Portaria IFRS nº 456/2021 e Instrução Normativa Proen/Proex/Proppi nº 01/2022.

Os estudantes deverão enviar seus comprovantes de vacinação até dia 03 de março de 2022, primeiro dia de aula, conforme orientações da Diretoria de Ensino, sob pena de ter a matrícula trancada. Para os estudantes novos, ingressantes neste primeiro semestre, o comprovante vacinal foi solicitado já no ato da matrícula.

📍 Confira abaixo os principais pontos:

• Estudantes de cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação precisam comprovar que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 para ingressar em uma unidade do IFRS.
  • Se o estudante tiver alguma contraindicação da vacina, poderá apresentar um atestado médico que justifique.

📍 O que é aceito para comprovar a vacinação:

• Comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação por instituição governamental brasileira ou estrangeira; ou
  • Carteira de vacinação digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde – Conecte SUS são aceitos como comprovantes pelo IFRS.

📍 Como comprovar:

• Acesse e preencha o FORMULÁRIO DE COMPROVAÇÃO VACINAL. O formulário possui cinco etapas: a identificação do estudante, o levantamento do status vacinal, o comprovante vacinal, a justificativa de falta de imunização e, por fim, a declaração de ciência.  Importante: a documentação de comprovação vacinal deve conter os dados de identificação do estudante.
  • As informações e documentos recolhidos serão para uso administrativo e ficarão sob sigilo junto às Coordenadorias integrantes da Direção de Ensino.
  • Mesmo assim, quando estiver no IFRS, todos os estudantes devem portar o comprovante físico de que estão vacinados (impresso ou no aplicativo ConecteSUS) ou o atestado médico de contraindicação. A apresentação poderá ser solicitada a qualquer momento.

📍 É importante saber:

• As informações de comprovação ficarão restritas aos setores do IFRS envolvidos com o processo de controle para preservar a privacidade dos estudantes.
  • De forma alternativa à comprovação da vacinação, os estudantes poderão apresentar teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19, desde que realizados nas últimas 72h.

Leia também: Retorno das atividades presenciais no Campus Porto Alegre: perguntas e respostas