Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudantes canadenses estão no Campus para intercâmbio em projeto de pesquisa sobre qualidade da água

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 10h58 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 11h14 | Acessos: 2860

Quatro estudantes e uma professora da instituição Cégep de Sherbrooke, de Québec, Canadá, estão no IFRS - Campus Porto Alegre participando de um intercâmbio no contexto do projeto ClouDiA, de inovação e pesquisa aplicada, que envolve a cooperação das áreas de Informática e Ciências Ambientais. Eles foram recebidos na tarde de segunda-feira, 02 de março, e permanecem em Porto Alegre até o dia 12 desse mês.

A delegação canadense foi acolhida no auditório Rui Cruse pelos professores Evandro Manara Miletto e André Peres (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Ciências Ambientais), Cláudia Estima (Letras Português/Inglês), pela diretora de Desenvolvimento Institucional do campus, Karin Tallini, e pelo diretor-geral, Fabrício Affeldt.

Na oportunidade, os visitantes receberam as boas-vindas e conversaram sobre aspectos do projeto em que estão trabalhando. Os estudantes Zachary Trudeau, Thomas Poulin-Bergevin, Martin Pelletier e Jérémie Bolduc estão no IFRS acompanhados pela professora Julie Gagnon.

Durante o período, o grupo permanece no laboratório de fabricação digital (FabLab) do campus, o Poalab, trabalhando na continuação do projeto desenvolvido pelas áreas de Informática e Ciências Ambientais, sob coordenação do professor André Peres (Informática) e colaboração dos professores Evandro Miletto (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Meio Ambiente), todos do Campus Porto Alegre. Nessa etapa, eles irão analisar as necessidades do professor Simone e Telmo para captura de dados de amostras de qualidade da água e do solo, bem como manipulação e visualização desses dados na forma de gráficos. A programação do grupo no campus tem previstas ainda visitas de campo à Ilha do Pavão (Porto Alegre) e ao Parque Estadual de Itapuã (Viamão).

O ClouDIA é um projeto ambiental interdisciplinar internacional desenvolvido em parceria entre o Cégep de Sherbrooke e o IFRS desde 2011. Este projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de tecnologia computacional e meio ambiente tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica capaz de realizar o monitoramento de dados ambientais, como por exemplo, a qualidade da água, do ar e do solo, de forma constante, disponibilizando os dados em tempo real por meio da internet.