Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Estudantes canadenses estão no Campus para intercâmbio em projeto de pesquisa sobre qualidade da água
Início do conteúdo da página

Estudantes canadenses estão no Campus para intercâmbio em projeto de pesquisa sobre qualidade da água

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 10h58 | Última atualização em Quinta, 05 de Março de 2020, 11h14 | Acessos: 2860

Quatro estudantes e uma professora da instituição Cégep de Sherbrooke, de Québec, Canadá, estão no IFRS - Campus Porto Alegre participando de um intercâmbio no contexto do projeto ClouDiA, de inovação e pesquisa aplicada, que envolve a cooperação das áreas de Informática e Ciências Ambientais. Eles foram recebidos na tarde de segunda-feira, 02 de março, e permanecem em Porto Alegre até o dia 12 desse mês.

A delegação canadense foi acolhida no auditório Rui Cruse pelos professores Evandro Manara Miletto e André Peres (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Ciências Ambientais), Cláudia Estima (Letras Português/Inglês), pela diretora de Desenvolvimento Institucional do campus, Karin Tallini, e pelo diretor-geral, Fabrício Affeldt. 

Na oportunidade, os visitantes receberam as boas-vindas e conversaram sobre aspectos do projeto em que estão trabalhando. Os estudantes Zachary Trudeau, Thomas Poulin-Bergevin, Martin Pelletier e Jérémie Bolduc estão no IFRS acompanhados pela professora Julie Gagnon.

Durante o período, o grupo permanece no laboratório de fabricação digital (FabLab) do campus, o Poalab, trabalhando na continuação do projeto desenvolvido pelas áreas de Informática e Ciências Ambientais, sob coordenação do professor André Peres (Informática) e colaboração dos professores Evandro Miletto (Informática), Simone Kapusta e Telmo Ojeda (Meio Ambiente), todos do Campus Porto Alegre. Nessa etapa, eles irão analisar as necessidades do professor Simone e Telmo para captura de dados de amostras de qualidade da água e do solo, bem como manipulação e visualização desses dados na forma de gráficos. A programação do grupo no campus tem previstas ainda visitas de campo à Ilha do Pavão (Porto Alegre) e ao Parque Estadual de Itapuã (Viamão).

O ClouDIA é um projeto ambiental interdisciplinar internacional desenvolvido em parceria entre o Cégep de Sherbrooke e o IFRS desde 2011. Este projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de tecnologia computacional e meio ambiente tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica capaz de realizar o monitoramento de dados ambientais, como por exemplo, a qualidade da água, do ar e do solo, de forma constante, disponibilizando os dados em tempo real por meio da internet. 

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->