Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Fabrício Sobrosa Affeldt assume como diretor-geral do Campus Porto Alegre

Fabrício Sobrosa Affeldt assume como diretor-geral do Campus Porto Alegre

Publicado: Segunda, 02 de Março de 2020, 10h37 | Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 11h24 | Acessos: 2961

Para marcar a troca de gestão do Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), foi realizado um ato simbólico de transmissão de cargo de diretor-geral na tarde de sexta-feira, 28 de fevereiro, no campus. Na ocasião, o professor Marcelo Augusto Rauh Schmitt transmitiu o cargo de diretor-geral do Campus Porto Alegre, à frente do qual esteve nos últimos quatro anos, para o professor Fabrício Sobrosa Affeldt, que assume a direção-geral também para um mandato de quatro anos (2020-2024). Servidores e estudantes da instituição, autoridades internas e externas ao instituto e representantes de entidades sindicais acompanharam a cerimônia no auditório do nono andar.

O novo diretor-geral do Campus Porto Alegre foi empossado oficialmente na tarde de quinta-feira, 27 de fevereiro, em cerimônia de posse realizada em Bento Gonçalves, onde se localiza a Reitoria do IFRS. Além de Fabrício, tomaram posse os diretores-gerais dos outros 16 campi do instituto e o reitor Julio Xandro Heck. Os dirigentes foram eleitos democraticamente pela comunidade acadêmica do IFRS em outubro de 2019 e assumem um mandato de quatro anos.

Fabrício ingressou na rede federal em 2008, no Campus Feliz, onde participou das propostas dos primeiros cursos do campus e foi diretor de Ensino. Na Reitoria, atuou como pró-reitor de Desenvolvimento Institucional adjunto e como diretor de Planejamento Estratégico. Desde 2016, atuou como diretor de Administração no Campus Porto Alegre. Nos mais de 11 anos de experiência na gestão pública, seguiu atuando nas atividades docentes, nos núcleos estruturantes e nas comissões de elaboração de cursos do Campus Porto Alegre. Possui doutorado em Administração pela UFRGS, mestrado e  especialização em Administração e é bacharel em Administração/Análise de Sistemas de Informação pela PUC-RS. Realizou formação pedagógica na Finlândia, no Programa Professores para o Futuro do MEC, estudando e aplicando as metodologias ativas de aprendizagem nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Durante o evento no campus, dia 28, a mesa de autoridades da solenidade de transmissão foi composta pelo reitor do IFRS, Júlio Heck, o diretor-geral do campus recém empossado Fabrício Affeldt e o diretor-geral na gestão 2016-2020, Marcelo Schmitt. Na oportunidade também foram apresentados os novos membros da equipe diretiva.

Fabrício destacou que o primeiros passos da sua gestão serão relacionados à conclusão das obras do Plano de Prevenção Contra Incêdio (PPCI), da subestação elétrica e à liberação da Torre Sul do campus. Com esses espaços, dentro do planejamento estabelecido, a equipe diretiva poderá se concentrar nas atividades estratégicas de ampliação das relações com a sociedade, da redução da evasão e da retenção e dos possíveis novos cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão planejados. "Me sinto honrado em formar uma equipe coesa, competente e que trabalhará para vencermos os desafios do atual cenário do nosso país para a educação pública. Nosso trabalho será colocar o estudante no centro dos processos decisórios e buscarmos soluções criativas para atender às suas necessidades".

EQUIPE DIRETIVA IFRS - CAMPUS PORTO ALEGRE (GESTÃO 2020-2024)

• Direção-geral: Fabrício Sobrosa Affeldt
  • Diretoria de Ensino: Márcia Bündchen
  • Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação: Marcelo Mallet Siqueira Campos