Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT): edital para seleção de estudantes é publicado
Início do conteúdo da página

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT): edital para seleção de estudantes é publicado

Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2025, 11h48 | Última atualização em Quinta, 11 de Dezembro de 2025, 11h48 | Acessos: 54

   O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou o Edital ProfEPT nº 02/2025, que dá início ao processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica para as turmas de 2026. O curso é gratuito e o ingresso será realizado por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), que receberá inscrições de 15 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026. Como novidade, a edição deste ano do processo seletivo contará com prova em formato virtual.

   O edital prevê a oferta de 769 vagas distribuídas nacionalmente entre 40 Instituições Associadas ao programa. As vagas estão organizadas em dois perfis: a) ampla concorrência e b) servidores pertencentes ao quadro permanente ativo dos Institutos Federais (IFs), Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II.

   No caso das vagas destinadas aos servidores, os candidatos devem ser técnicos administrativos em educação (TAEs) ou docentes efetivos da Rede Federal, incluindo aqueles em estágio probatório. Para os candidatos da ampla concorrência, será exigida comprovação de atuação no exercício de práticas de ensino ou na gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. A atuação deve ser de pelo menos um semestre completo ou 80 horas totais, em espaços formais ou não formais, e ter ocorrido entre 2024 e 2025.

   As linhas de pesquisa do mestrado são: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (Linha 01) ou Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (Linha 02).

Curso ocorre no Campus Porto Alegre do IFRS

   No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o curso ocorre no Campus Porto Alegre, com aulas às sexta-feiras pela manhã e à tarde. São oferecidas sete vagas para servidores e 14 para ampla concorrência, conforme detalhamento do edital em relação à reserva de vagas (cotas) e divisão por linhas de pesquisa.

Inscrições

Para participar do ENA, é necessário possuir diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e efetuar o pagamento da taxa de R$ 160. A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, e o link será divulgado no
siteo programa: profept.ifes.edu.br

📍O edital, o cronograma, as orientações de inscrição e demais informações estão disponíveis no site do ProfEPT.

 

Texto: Diretoria de Comunicação do Conif, com edição do Departamento de Comunicação do IFRS

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->