Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > NEABI convida para palestra sobre o lançamento do livro "Sopapo Contemporâneo" nesta quinta, 16/12

Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 20h37 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 16h43 | Acessos: 545

Nesta quinta-feira, 16 de dezembro de 2021, às 19h, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI do IFRS - Campus Porto Alegre apresenta, através do seu canal no YouTube, a palestra sobre o lançamento do livro "O Sopapo Contemporâneo: um Elo com a Ancestralidade", de José Batista.

Lançado em 2021 pela MS2 Editora, o livro tem 30 capítulos narrados em primeira pessoa, ressaltando a história do Sopapo e dando visibilidade à contribuição histórica e cultural do negro no Rio Grande do Sul. O Sopapo é um instrumento percussivo de grande porte, tocado com as mãos e dono de um grave absoluto. Fruto da diáspora negra, nasceu nas região das charqueadas, em Pelotas/RS, pelas mãos dos negros escravizados que ali trabalhavam.

A palestra será ministrada pelo próprio autor do livro, o pelotense José Batista, ou Mestre Zé, que é luthier, projetista do modelo de Sopapo durante o Projeto Cabobu e desenvolvedor da metodologia contemporânea de construção do Sopapo. Também é músico e com múltiplas funções: mór (líder) de banda escolar, instrutor de banda colegial, compositor, cantor e percussionista. Mestre e fundador da Bateria Show Uirapuru, foi líder no movimento de articulação da patrimonialização do Sopapo, na cidade de Pelotas.