Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Palestra no dia 20/12 encerra série de ações promovidas pelo Campus alusivas ao centenário de Paulo Freire

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 19h09 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h48 | Acessos: 964

O Campus Porto Alegre do IFRS realiza na segunda-feira, 20 de dezembro de 2021, às 19h, a palestra intitulada "A atualidade do pensamento freireano", ministrada pelo professor Dr. Thiago Ingrassia Pereira, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. O evento será transmitido on-line pelo canal do Campus Porto Alegre no YouTube, com acesso aberto a todos os interessados e acessível em Libras. A atividade marca o encerramento da série de ações integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes, em alusão ao centenário do educador brasileiro, celebrado neste ano.

Sobre o palestrante - Thiago Ingrassia Pereira é sociólogo e professor de sociologia. Doutor mestre em Educação, licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. É professor Professor Adjunto IV da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS) e Tutor do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis/Licenciaturas) - Bolsista FNDE. Atua como Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS). Coordenador do PPGPE/UFFS (2019/2023). Tem experiência como Professor da área de Ciências Sociais em todos os níveis de ensino e em Cursos Pré-Universitários Populares. Áreas de pesquisa e extensão: Ensino de Sociologia, Sociologia da Educação, Educação Popular, Educação Superior, Escola/Universidade Cidadã e Pedagogia de Paulo Freire. Pesquisador associado ao Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (LAVIECS/UFRGS/CNPq), ao Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU/UFFS/CNPq) e ao SOCIEDUDES - Grupo de Pesquisas e Intervenções Sociedade, Educação e Desigualdades (UFFS/CNPq). Foi presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) no período 2016-2020. Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), atuando no GT 06 Educação Popular.

Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes

Em 19 de setembro de 2021 celebrou-se o centenário de nascimento do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire - o Patrono da Educação Brasileira. Para marcar a data, as equipes da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre realizaram uma série de ações indissociáveis ao longo do ano, com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando saberes. As atividades foram coordenadas por uma comissão organizadora, formada por docentes, discentes e técnicos-administrativos em educação, além de colaboradores externos.

Toda a comunidade acadêmica - estudantes, servidoras, servidores e, também, comunidade externa - foi convidada a participar e a contribuir com proposições, tais como palestras, exposições, mostras, oficinas, encontros temáticos transversais com essa temática, leituras e textos trabalhados em componentes curriculares, entre outras tantas possibilidades que abrangem a vida e a obra de Paulo Freire.

Leia mais em: http://www.poa.ifrs.edu.br/index.php/categoria-paginas/vida-e-obra-de-paulo-freire-conectando-saberes.