Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Programação alusiva aos aniversários do Campus Porto Alegre e do curso Técnico em Instrumento Musical vem aí
Início do conteúdo da página

Programação alusiva aos aniversários do Campus Porto Alegre e do curso Técnico em Instrumento Musical vem aí

Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 20h39 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 22h04 | Acessos: 1022

De 23 a 26 de novembro de 2021 estão programadas diferentes atividades, todas virtuais, em comemoração aos 112 anos do Campus e aos 10 anos do curso Técnico em Instrumento Musical

Vem aí, de 23 a 26 de novembro, uma semana comemorativa com programação especial, totalmente on-line, em alusão aos aniversários do Campus Porto Alegre do IFRS e do curso Técnico em Instrumento Musical, que neste ano serão comemorados em conjunto.

Serão momentos de suscitar memórias e revisitar histórias! Participe!

112 anos do Campus Porto Alegre 

O Campus Porto Alegre do IFRS comemora no dia 26 de novembro de 2021, seu 112º aniversário. Nessa mesma data, no ano de 1909, era fundada a Escola de Comércio de Porto Alegre, um dos marcos da criação da Rede de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Com ela, iniciou-se a transformação do cenário educacional, econômico e social da região. Anos mais tarde, essa mesma instituição se tornaria Escola Técnica da UFRGS, até dezembro de 2008, quando se desvincula da universidade e passa a constituir-se como Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Uma história centenária, com tantas memórias para serem recordadas e preservadas, passou a contar, em 2020, com um núcleo especialmente criado para atuar no resgate e cuidado desse patrimônio cultural: o Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS - Campus Porto Alegre, instituído pela Portaria nº 270, de 15 de setembro de 2020. Em julho de 2021, o NuMem do Campus Porto Alegre foi cadastrado como um programa de Extensão, sob coordenação do professor William Gontijo, objetivando realizar ações que contribuam para as políticas de organização, preservação, difusão, salvaguarda e acesso ao patrimônio cultural do Campus. Algumas dessas ações já começam a ganhar contorno, como o projeto "Fatos e Fotos", que pretende recuperar, reunir e disponibilizar virtualmente, itens como documentos, fotografias, materiais jornalísticos e audiovisuais que visem contribuir para o resgate e a preservação da memória institucional e da história no âmbito do Campus Porto Alegre, como forma de resgate e preservação da memória institucional. Essa ação é coordenada pela servidora técnica-administrativa Cristine Thomas.

A fim de abordar a temática da memória e sua importância para as instituições, a programação de aniversário contará com palestra ministrada por Plínio Mósca, professor, diretor de teatro e mestre em Memória Social e Bens culturais pela Unilasalle.

10 anos do Curso Técnico em Instrumento Musical 

Ao mesmo tempo, em 2021 completam-se 10 anos do início do curso Técnico em Instrumento Musical do campus. Para celebrar esse marco histórico, foi criado o projeto “Memórias e perspectivas do ensino técnico em música: 10 anos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS”, como um Projeto Indissociável de Ensino, Pesquisa e Extensão. A equipe executora é composta pelos docentes Cláudia Schreiner, Fernanda Krüger Garcia, Iuri Correa Soares, Mateus Berger Kuschick e Pablo Alberto Lanzoni e a estudante bolsista Jhosana Lima.

O projeto tem por objetivo refletir, discutir e propor perspectivas para os cursos técnicos e a formação técnica na área de música e, mais especificamente, investigar e retratar a história e o papel deste curso, por meio da produção de material audiovisual que sirva de documento de memória do curso, além de promover integração entre professores e estudantes atuais e egressos. A ação está dividida em 3 eixos:

  1. eixo musical: produção de clipe musical coletivo da canção O Relógio da Saudade, de Alexandre Vieira, com participação de estudantes, egressos, professores e ex-professores do curso Técnico em Instrumento Musical.
  2. eixo memória: produção de mini documentário sobre o curso Técnico em Instrumento Musical, contemplando história, situação atual e perspectivas futuras; produção de teasers com depoimentos sobre o curso, dando a palavra à comunidade que o cerca.
  3. eixo reflexivo: pesquisa e levantamento de dados a respeito dos Cursos Técnicos em Instrumento Musical no Brasil e específicos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFRS Campus Porto Alegre; discussão de temáticas pertinentes à formação técnica em música através da discussão mediada em mesas-redondas - uma com docentes, outra com estudantes e egressos de cursos técnicos na área - seguidas de discussão livre entre todos presentes. As mesas são compostas por representantes dos Cursos Técnicos em Instrumento Musical do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Escola Sinodal de Educação Profissional das Faculdades EST (EST/ESEP).

O projeto foi contemplado pelo Edital IFRS nº 29/2021 - Apoio a projetos indissociáveis de pesquisa, ensino e extensão nos campi do IFRS, e todas suas ações vêm sendo desenvolvidas de forma remota.

 

PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA - ANIVERSÁRIO 112 ANOS DO CAMPUS PORTO ALEGRE E 10 ANOS DO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

 

23/11, terça-feira, 19h30

Professores conversam sobre Cursos Técnicos em Instrumento Musical: mesa-redonda de professores 

Convidados: Cláudia Schreiner (IFRS), Italan Carneiro (IFPB), Maurício Marques (EST/ESEP)

Mediação: Iuri Correa Soares (IFRS-POA)

Local: meet.google.com/ots-asps-ygn

 

24/11, quarta-feira, 19h30

Estudantes conversam sobre Cursos Técnicos em Instrumento Musical: mesa redonda de estudantes e pré-estreia do mini documentário "Curso Técnico em Instrumento Musical: 10 anos"

Convidados: Fabiano Sabino (egresso IFRS), João Nóbrega (IFPB), Sabrina Schneider (IFRS), Rafaela Michel (EST/ESEP)

Mediação: Iuri Correa Soares (IFRS-POA)

Local: meet.google.com/ots-asps-ygn

 

25/11, quinta-feira, 14h

Palestra "IFRS - Campus Porto Alegre, abram alas que a Memória vai passar!"

Palestrante convidado: Plínio Mósca - professor, diretor e tradutor de teatro, mestre em Memória Social e Bens Culturais pela Unilasalle

Mediação: William Gontijo (IFRS-POA)

Local: YouTube.com/IFRSCampusPOA

 

26/11, sexta-feira

15h - Ações para preservação da memória e difusão da História do IFRS-POA: apresentação do Núcleo de Memória do Campus Porto Alegre e lançamento do projeto "Fatos e Fotos"

Local: YouTube.com/IFRSCampusPOA

19h30 - Sons de celebração: estreia virtual do mini documentário "Curso Técnico em Instrumento Musical: 10 anos"* e do clipe "O relógio da Saudade"**

Local: bit.ly/YouTubeTecInstrumentoMusicalCampusPoaIFRS

 

*Mini documentário Curso Técnico em Instrumento Musical: 10 anos 

Concepção: Jhosana Lima, Iuri Correa Soares, Pablo A. Lanzoni

Depoimentos de estudantes, egressos e egressas, professoras e reitor;

Música: André Vinicius Lenz 

Edição e montagem: Leandro Spencer Chaves

**Clipe: O Relógio da Saudade

Música de Alexandre Vieira, letra atribuída a Antonio Conselheiro, arranjo de Mateus Berger Kuschick

Participantes: professores, estudantes e egressos, totalizando 32 pessoas

Edição e mixagem de áudio: Lucas Kinoshita 

Edição de vídeo: Leandro Spencer Chaves

 

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->