Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Projeto de extensão Panific-AÇÃO produziu e doou mais de seis mil itens entre pães, bolos e biscoitos à comunidade

Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 15h16 | Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 15h26 | Acessos: 2978

Durante os meses de maio a julho de 2020, o Curso Técnico em Panificação do IFRS – Campus Porto Alegre executou o projeto de extensão Panific-AÇÃO e a Pandemia da #COVID19: o direito à alimentação também é Educação, vinculado ao Edital IFRS nº 23/2020 – Apoio a Projetos de Extensão voltados ao enfrentamento do Coronavírus (COVID-19).

Um grupo de professores e técnicas-administrativas em educação do curso se reuniu no sentido de apresentar um projeto que fizesse diferença em tempos de pandemia. Esse desejo se concretizou através da produção e doação semanal de pães, bolos e biscoitos. Junto com o esse projeto, foram aprovados outros 35 espalhados pelos diferentes campi do IFRS. "Dessa maneira, contribuímos para amenizar as necessidades de algumas comunidades carentes, mostrando à sociedade gaúcha que o Instituto Federal não está parado e que, dentro de suas possibilidades, continua a prestar um serviço de utilidade pública, gratuito e de qualidade", coloca o professor Odoaldo Rochefort Neto, coordenador do Panific-AÇÃO.

A equipe de execução da ação foi formada pelos docentes Adriana Pinho, Andrea Schumacher, Bruna Gewehr, Cluvio Soares Terceiro, Cristina Costa, Odoaldo Rochefort Neto e Patricia Dias; pelas técnica-administrativas Fernanda das Neves (Nutricionista), Renata Martins (Técnica de Laboratório/Alimentos); pelas discentes Carolina Contini Brum, Daiana Hermann, Jaqueline Rodrigues, Ketlyn Ramos e Luana dos Santos; e pelos ex-alunos, egressos do curso Aline Mello, Alexandre Correa Adolfo e Josemar Salete de Castro.

"Além de contar com a participação de professores de diversos cursos do IFRS, técnicos-administrativos em educação, alunos e ex-alunos do curso Técnico em Panificação do IFRS - Campus Porto Alegre, tivemos também o importante apoio das empresas MOTASA, ORQUÍDEA e NATUROVOS, que doaram insumos adicionais para serem produzidos, e a ADUFRGS-Sindical que doou os protetores faciais utilizados pela equipe de produção", acrescenta Odoaldo. "Não bastasse isso, somados a esses esforços, como nossa produção era limitada, se formou uma verdadeira corrente do bem. A Padaria Engenho do Pão e a Levain Padaria Artesanal se uniram a nós e ajudaram a confeccionar mais pães para que atendêssemos mais entidades ainda", complementa o professor.

De acordo com a coordenação do projeto, a produção realizada atendeu a todas as normas de segurança, boas práticas e critérios de distanciamento social, adotando medidas que amenizassem a aglomeração de pessoas e diminuindo a exposição ao risco. Foi desenvolvido um protocolo de segurança específico com vistas à proteção para evitar o contágio da COVID-19.

Foram produzidos nos laboratórios do curso Técnico em Panificação do campus a quantidade total de três mil pães, 1.260 bolos e 1.800 biscoitos, que foram doados para as seguintes instituições: Asilo Padre Cacique (idosos), Casa Menino Jesus de Praga (crianças e adolescentes especiais), SPAAN (apoio aos necessitados), Casa de Referência Mulheres Mirabal (abriga mulheres que sofreram violência doméstica e seus filhos), Clube da Sopa (comunidade carente), Comitê Gaúcho contra a Fome da Lomba do Pinheiro (comunidade carente), Associação Anjos da Ecologia (cooperativa de catadores), UNIVENS (cooperativa de costureiras da cadeia do algodão agroecológico), comunidades indígenas Aldeia Guarani Ka'Aguy Porã e Aldeia Kaingang, e ainda a Ação Social da Comunidade Cruz e estudantes do Campus Porto Alegre em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

"Ao final do projeto, conseguimos entregar ainda 31 cestas básicas de alimentos e 31 cestas de produtos de higiene que foram destinadas ao Comitê Gaúcho contra a Fome da Lomba do Pinheiro", finaliza Odoaldo.

Uma sociedade melhor se faz com educação, ciência, solidariedade e cooperação. Juntos somos sempre mais fortes!