Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Cooperativas de catadores testam protetores faciais produzidos pelo Poalab do Campus Porto Alegre
Início do conteúdo da página

Cooperativas de catadores testam protetores faciais produzidos pelo Poalab do Campus Porto Alegre

Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 15h10 | Última atualização em Quarta, 13 de Mai de 2020, 15h18 | Acessos: 3948

Ação ocorre dentro do projeto de extensão "Saúde e Segurança do Trabalho de Catadores no contexto da Pandemia"

Catadores de cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos de Porto Alegre estão testando protetores faciais produzidos pelo Poalab, laboratório de fabricação digital (FabLab) do IFRS - Campus Porto Alegre. Esta semana cada uma das cooperativas participantes recebeu dois escudos faciais e orientações para a realização do teste. A implementação dessa solução está condicionada à aprovação dos trabalhadores.

A ação ocorre no âmbito do projeto de extensão “Saúde e Segurança do Trabalho de Catadores no contexto da Pandemia”, contemplado no Edital IFRS nº 23/2020 – Apoio a Projetos de Extensão voltados ao enfrentamento do Coronavírus  - COVID-19, e que envolve quatro cooperativas de catadores de Porto Alegre, professoras e alunas do curso técnico em Segurança do Trabalho do Campus Porto Alegre e conta com parceria do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

O objetivo do projeto consiste em auxiliar catadores de materiais recicláveis na construção de soluções para a segurança do trabalho no contexto da pandemia. Entre as ações previstas estão formações virtuais e a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Com a grande procura por EPIs, as máscaras adequadas à atividade estão em falta no mercado. Diante disso, a solução que está sendo testada é a utilização do escudo facial (face shield) associado à máscara caseira de tecido. "Essa certamente não é a solução ideal, mas a alternativa possível diante da escassez de equipamentos, que pode ser eficaz quando associada à correta higienização e orientação aos trabalhadores" , destaca a professora Ioli Wirth, coordenadora do projeto, .

Outro elemento importante que torna essa solução viável é a possibilidade de produção do equipamento no próprio campus por meio do Poalab, não dependendo de sua disponibilidade no mercado.

Sobre o projeto

O projeto "Saúde e Segurança do Trabalho de Catadores no contexto da Pandemia" objetiva auxiliar catadores de materiais recicláveis na construção de soluções para a segurança do trabalho no contexto da Pandemia por Coronavírus (COVID–19). Segundo a proposta, trata-se de uma categoria de trabalho marcada pela precariedade, instabilidade financeira e grande exposição ao risco de contaminação por manusear resíduos recicláveis.

No atual contexto, existem alguns protocolos de trabalho em discussão pela Agência Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O projeto irá acompanhar essas discussões nacionais e publicações a respeito de saúde e segurança do trabalho nos serviços de coleta e triagem de resíduos sólidos, e realizar formações virtuais quinzenais sobre esses temas com representantes de quatro cooperativas de catadores da cidade de Porto Alegre. Essas formações tem o objetivo de apresentar elementos técnicos para a segurança do trabalho bem como realizar a escuta dos trabalhadores diante das necessidades que estão enfrentando. 

Também serão adquiridos e distribuídos às cooperativas e associações de catadores participantes do projeto 728 pares de luvas multitato e 364 máscaras adequadas ao processo de coleta e triagem de materiais recicláveis, demanda apresentada por esses grupos. Para tanto, a equipe do projeto conta com três professoras e duas alunas do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Porto Alegre, além da parceria com a secretaria estadual do MNCR do Rio Grande do Sul.

Participam da equipe as docentes do IFRS Ioli Gewehr Wirth (coordenadora), Valéria Costa de Oliveira e Maria Cláudia Kirsch Bíssigo,e as estudantes Paula Moletta Pedroso e Janaína Curtinaz de Oliveira, tendo como colaborador o professor André Peres, coordenador do Poalab. Desse modo, os objetivos da ação ainda incluem possibilitar aos discentes participantes o contato com a realidade social dos catadores de materiais recicláveis e favorecer a construção de conhecimentos a partir do encontro entre o saber advindo da experiência do trabalho e o conhecimento técnico da área da segurança do trabalho.

O público de interesse do projeto são 182 catadores de quatro cooperativas de Porto Alegre: Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT); Cooperativa de Catadores Padre Cacique; Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) e Cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos urbanos, produção e industrialização de materiais derivados dos trabalhadores autônomos do bairro Restinga (Coopertinga).

 

(Nas fotos: Catadores das Cooperativas Padre Cacique e Coopertinga testam protetores faciais produzidos pelo Poalab / Créditos: Equipe do Projeto)

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->