Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Segundo "Círculos de Consciência: Esperançar é preciso!" conversa sobre "Pedagogia da Autonomia" nesta quinta, 18/03

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 19h09 | Última atualização em Quinta, 18 de Março de 2021, 17h07 | Acessos: 2080

Atividade dá continuidade a série de ações indissociáveis promovidas pelo Campus com temática alusiva ao centenário de Paulo Freire

Acontece no dia 18 de março de 2021, às 19h, o segundo encontro da ação Círculos de Consciência: Esperançar é preciso! A proposta desta vez é uma roda de conversa sobre o livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, e que terá como convidado especial o professor Dr. Luis Fernando Minasi, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). O evento on-line será transmitido ao vivo pelo canal do Campus Porto Alegre no YouTube.

A proposta dos Círculos é promover rodas de conversa para discutir textos e vídeos que dialoguem com a obra e o legado de Paulo Freire. A atividade faz parte da série de ações integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes, em alusão ao centenário do educador brasileiro, celebrado neste ano.

Como material motivador desta roda de conversa, indica-se a leitura prévia do livro Pedagogia da Autonomia*, tendo em vista ser uma obra que está dirigida a todos que lutam por uma e Educação eminentemente emancipadora dos “Sentidos Humanos” – ao anunciar nele "Saberes Necessários à Prática Educativa". Neste pequeno grande livro, sugere-se um passeio pelos saberes que Freire destaca. Essa leitura facilitará o entendimento dos conceitos freireanos que o professor Minasi irá abordar e sobre o significado da Pedagogia do Oprimido - Pedagogia da Esperança – entre outras obras de Freire que fazem parte de seu legado político educacional.

Convidado especial do próximo Círculos, Luis Fernando Minasi é Doutor em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia e História da Educação (UNICAMP) e possui Graduação em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar (UPF) e em Licenciatura em Matemática (UFRGS). Atua como Professor Titular na área da Sociologia da Educação no Instituto de Educação da FURG, atuando como professor pesquisador dessa instituição no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental na linha de Pesquisa: "Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores", coordenador do Grupo de Estudos Pão, Manteiga e Marx - Café de Sábado, e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Marxista. Possui experiência na área de Educação, Educação Ambiental, Filosofia, Sociologia, Metodologia da Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais, com ênfase no Método Materialista Dialético.

*Referência da obra indicada para leitura:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando Saberes

Em 19 de setembro de 2021 celebra-se o centenário de nascimento do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire - o Patrono da Educação Brasileira. Para marcar a data, as equipes da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS - Campus Porto Alegre promoverão uma série de ações indissociáveis ao longo do ano, com a temática Vida e Obra de Paulo Freire - Conectando saberes. As atividades são coordenadas por uma comissão que já está trabalhando na concepção das propostas.

Toda a comunidade acadêmica - estudantes, servidoras, servidores e, também, comunidade externa - está convidada a participar e a contribuir com proposições, tais como palestras, exposições, mostras, oficinas, encontros temáticos transversais com essa temática, leituras e textos trabalhados em componentes curriculares, entre outras tantas possibilidades que abrangem a vida e a obra de Paulo Freire.

No ano em que se completa o centenário do nascimento de Freire, considera-se relevante as instituições de ensino promoverem um amplo debate sobre a herança teórica, cultural e educacional deste que é um dos mais influentes pedagogos, mundialmente conhecido e influenciador do movimento Pedagogia Crítica. Ressalta-se, ainda, que as contribuições do educador vão ao encontro da criação e dos princípios norteadores dos Institutos Federais.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail da comissão: anopaulofreire@poa.ifrs.edu.br