Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Tem fotos e outras memórias do Campus em seu acervo pessoal? Compartilhe com o nosso Núcleo de Memória e o projeto Fatos & Fotos

Publicado: Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 20h00 | Última atualização em Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 18h14 | Acessos: 1023

Você sabia que pode contribuir com o acervo do Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS - Campus Porto Alegre? Por meio do projeto de extensão "Fatos e Fotos", é possível enviar fotografias de momentos especiais vividos na instituição, fotos do campus, de eventos ou de vivências compartilhadas com os colegas e professores, e outros materiais digitais ou digitalizados, como imagens de documentos, notícias e reportagens veiculadas na imprensa, áudios e vídeos – fragmentos desta história centenária, desde a Escola de Comércio de Porto Alegre, passando pela Escola Técnica da UFRGS até o IFRS atual.

Basta acessar o formulário de envio de materiais disponibilizado no site do Fatos e Fotos, preencher os dados e anexar o material você deseja compartilhar, identificando o maior número de detalhes possíveis do registro. A equipe do projeto receberá sua contribuição e, se necessário, entrará em contato para solicitar novas informações.

Importante: Ao compartilhar suas memórias, você estará concordando em cedê-las ao acervo do Núcleo de Memórias do Campus Porto Alegre, bem como com sua possível utilização/divulgação nos meios de comunicação institucional do Campus e do IFRS (sites, redes sociais etc.).

A contribuição de cada servidor (ativo ou aposentado), estudantes, egressos e comunidade em geral poderá auxiliar a resgatar e preservar a história do nosso Campus. Os registros irão compor o acervo de memórias do IFRS - Campus Porto Alegre.

Sobre o Fatos e Fotos

O projeto de extensão "Fatos & Fotos: preservando a memória e divulgando a história do Campus Porto Alegre do IFRS" teve início em setembro de 2021 e é uma ação vinculada ao programa de extensão "Núcleo de Memória - NuMem do Campus Porto Alegre do IFRS".

A história do Campus Porto Alegre está vinculada à história da Educação Profissional no Brasil, e sua trajetória se mistura com a da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Haja vista o seu papel na educação na comunidade porto alegrense e gaúcha, é fundamental que sua memória seja organizada, preservada e sua história divulgada e acessível à sua comunidade acadêmica, bem como à sociedade em que está inserida, estimulando o sentimento de pertencimento e contribuindo na consolidação de sua identidade.

Para tanto, o projeto Fatos e Fotos objetiva recuperar, reunir e disponibilizar aos públicos interno e externo, itens como documentos, fotografias e materiais jornalísticos, audiovisuais e físicos que visem contribuir para o resgate e a preservação da memória institucional e da história dessa instituição de ensino centenária,e que suscitem memórias e contem um pouco da história do Campus Porto Alegre desde a sua fundação como Escola de Comércio em 1909, até o IFRS de hoje.

O material servirá como forma de resgate e preservação da memória institucional e será depositado inicialmente em um site e, futuramente, deverá ter um espaço físico, tanto para arquivo quanto para exposição desses materiais no Campus. O público a quem o projeto se destina são servidores (ativos e aposentados), discentes, egressos e comunidade externa do Campus Porto Alegre.

Resgatar e organizar um acervo memorial do Campus é de extrema relevância para pensar e refletir sobre a identidade e a história da instituição e a própria evolução da educação profissional e tecnológica no Brasil. De acordo com a Política de Comunicação do IFRS (2015, p. 59), a “a preservação da memória institucional do IFRS propicia a visualização de sua história e evolução no decorrer do tempo, contribui para consolidar sua identidade, o entendimento sobre seu papel na sociedade, na vida das pessoas e para o sentido de pertencimento dos públicos internos a partir do conhecimento da forma como o passado foi vivido, e como o presente e o futuro devem ser encarados pela instituição, com o estabelecimento de objetivos comuns.”

Nesse espaço virtual, você poderá conhecer um pouco da memória do Campus Porto Alegre e de seus cursos, visitando as coleções e acervos de fotos, imagens de documentos, notícias e reportagens veiculadas na imprensa, áudios e vídeos, além de poder contribuir com o acervo enviando esses materiais.

Todas as pessoas da comunidade estão convidadas a conhecer um pouco dessa história, iniciada nos primórdios da educação profissional no Brasil e disponibilizada no website Fatos e Fotos.