Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Viagem técnica integra estudantes da EJA dos campi Porto Alegre e Osório
Início do conteúdo da página

Viagem técnica integra estudantes da EJA dos campi Porto Alegre e Osório

Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2025, 10h24 | Última atualização em Segunda, 06 de Outubro de 2025, 11h07 | Acessos: 39
imagem sem descrição.

No último domingo, 28 de setembro, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) vivenciaram uma experiência que uniu aprendizado, cultura, inclusão e integração. As turmas do curso EJA – Assistente Administrativo, do Campus Porto Alegre, e EJA-FIC Operador de Computador, do Campus Osório, realizaram juntas uma viagem técnica ao Museu Mundo a Vapor, em Canela (RS).

Durante a visita, os participantes tiveram acesso a uma miniaula sobre a história da evolução das máquinas a vapor, além de atividades interdisciplinares voltadas à ecologia, legislação ambiental e turismo. Para muitos estudantes, foi o primeiro contato com a região serrana e uma oportunidade única de vivenciar conteúdos que extrapolam a sala de aula, conectando o conhecimento técnico a experiências culturais e sociais transformadoras.

A atividade também reforçou o papel social da EJA, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996), que assegura o direito à educação e à formação cidadã ao longo da vida. Ao proporcionar experiências formativas fora do espaço escolar, o IFRS reafirma seu compromisso com uma educação pública inclusiva, que reconhece as trajetórias diversas e valoriza o protagonismo dos sujeitos da EJA.

“Mais do que um curso, foi possível compartilhar uma experiência de vida”, destacou a coordenação da atividade, enfatizando o caráter humano, integrador da proposta.

Participaram da ação os professores Marcelo Rauth Schmitt, Thaís Viegas e o coordenador Timoteo Lange, do Campus Porto Alegre. Pelo Campus Osório, acompanharam o grupo o professor Bruno Fernandes, a coordenadora Giane Silva Santos, a bolsista de permanência e êxito Vera Marisa Gasparetto e a bolsista voluntária do Ensino Médio Integrado Maria Eduarda Borba.


A iniciativa foi avaliada como um sucesso por alunos e docentes. Além de enriquecer a formação técnica, a viagem possibilitou trocas de vivências entre diferentes realidades, fortalecendo vínculos e reafirmando a EJA como espaço de conhecimento, cidadania e transformação social.
Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->