Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Campus Porto Alegre distribui mais de três toneladas de alimentos em duas ações voltadas a minimizar consequências da pandemia

Publicado: Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 15h37 | Última atualização em Terça, 05 de Janeiro de 2021, 19h18 | Acessos: 1492

Aproximando-se do final do ano, o Campus Porto Alegre do IFRS realizou mais duas ações voltadas a minimizar consequências econômicas e sociais decorrentes da pandemia de Covid-19. Entre os dias 18 e 23 de dezembro, sob coordenação da Comissão Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, instituída pela Portaria 256/2020, e da Coordenadoria de Assistência Estudantil, realizaram-se mais duas entregas de kits de alimentação e de cestas básicas. As ações foram apoiadas por servidores, estudantes e voluntários que participaram da distribuição, sendo as entregas controladas para não causar aglomeração. Os voluntários e servidores que participaram da ação respeitaram todos os protocolos de prevenção à pandemia.

Inicialmente, nos dias 18 e 19 de dezembro, o Campus distribuiu mais de 280 kits para os estudantes em situação de vulnerabilidade alimentar do ensino técnico (ensino médio técnico integrado - PROEJA e subsequentes) que se inscreveram a partir de formulário disponibilizado on-line. As entregas realizadas nesses dois dias totalizaram aproximadamente 2,5 toneladas de alimentos.

Os kits respeitaram as diversidades culturais e alimentares das produções locais, conforme cada região do Estado onde o IFRS está situado, contendo alimentos provenientes da agricultura familiar agroecológica, adquiridos a partir da Chamada Pública nº 24/2020. Cada kit continha: 5kg de arroz branco orgânico, 3kg de feijão, 2kg de farinha de milho, uma dúzia de ovos, beterraba, batata doce, abobrinha e lima. Os kits de alimentação foram adquiridos a partir da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinado à merenda para os estudantes do ensino médio.

Para os estudantes dos cursos superiores em situação de vulnerabilidade alimentar e trabalhadores de empresas terceirizadas que atuam no Campus, foram adquiridas, através de recursos de financiamento coletivo feito por voluntários, cestas básicas contendo açúcar refinado, arroz branco, atum, biscoito sortido, café, farinha de trigo, feijão preto, massa espaguete, óleo de soja e sal, totalizando, aproximadamente, meia tonelada de alimentos. As entregas desses itens foram realizadas nos dias 22 e 23 de dezembro.

Ao todo, entre os dias 18 e 23 de dezembro, o Campus Porto Alegre distribuiu mais de três toneladas de alimentos à sua comunidade.