Curso sobre Alfabetização Midiática Informacional (AMI) e produção de conteúdo digital atende ao que preconiza a UNESCO sobre a importância da implementação de ações em instituições educacionais e bibliotecas
No dia 24 de abril, quinta-feira, os alunos da disciplina de Introdução à Metodologia da Pesquisa e Orientação ao Acesso e Uso da Informação do Curso Técnico em Biblioteconomia e da disciplina Inovação e Processos Digitais do Curso Técnico em Secretariado, participaram do Encerramento da Capacitação sobre Alfabetização Midiática Informacional (AMI) e produção de conteúdo digital, ação de Extensão deste Campus e que atende ao que preconiza a UNESCO sobre a importância da implementação de ações de AMI no âmbito das instituições educacionais e das bibliotecas.
A oferta de Curso objetiva contribuir para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências para acessar, selecionar, usar, recuperar, produzir e compartilhar informações e conteúdos midiáticos, no âmbito da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) por meio da produção de vídeos, para divulgação nas redes sociodigitais, com qualidade, criatividade e ética.
O conteúdo ministrado pelas professoras Luciana Sauer Fontana e Lizandra Brasil Estabel, no Módulo I, abordou a temática: a Internet no Contexto Contemporâneo: a importância da Alfabetização Midiática e Informacional no contexto da Unesco; a Internet no contexto formação de opinião e constituição identitária e a influência das redes sociodigitais.
O Módulo II foi ministrado pela Mestranda Luise Coutinho Soares (MPIE/IFRS) e pelo bibliotecário Filipe Xerxenesky Silveira abrangendo: Conteúdo Digital: o uso de tecnologias para a produção de conteúdo digital e produção de vídeos de apresentação pessoal e profissional (prática). Neste módulo ocorreu a participação da bibliotecária Leila Fernandes dos Santos, na Universidade Federal de Brasília (UnB).
No Módulo III foram realizadas ações teórico práticas para a produção de vídeos com Julio Estevan Ghiggi Morales, da Rococó Produções Artísticas e Culturais, licenciado em Teatro pela UFRGS, com experiência e competência na produção de conteúdos digitais.
Ao término das atividades presenciais, os alunos produziram vídeos de apresentação pessoal, utilizando tecnologias e aplicando os conhecimentos construídos ao longo do Curso. E agora inicia a produção de novos vídeos, que serão compartilhados posteriormente nas redes sociodigitais, a partir de visitas a instituições ou espaços não formais relacionados a sua formação profissional e posterior atuação no mundo do trabalho. O entusiasmo dos alunos foi marcante e ações como essa possibilitam e reforçam a importância da indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na formação dos alunos dos cursos técnicos em Biblioteconomia e Secretariado do Campus Porto Alegre.
Registro realizado no dia 17 de abril (Módulo II) ministrado pelo bibliotecário Filipe Xerxenesky Silveira com a participação da bibliotecária Leila Fernandes dos Santos, na Universidade Federal de Brasília (UnB).
Registro realizado no dia 24 de abril (Módulo III) após a experiência da produção de vídeos, mediada pelo ministrante Julio Estevan Ghiggi Morales.
Redes Sociais