Espaço Prelúdio é reinaugurado após revitalização
Espaço Prelúdio é reinaugurado após revitalização
Mais antigo projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), o Prelúdio, que oferece atividades de educação musical para crianças e jovens desde 1982, “voltou para casa”. O Espaço Prelúdio localiza-se no térreo da Torre Sul do Campus Porto Alegre e foi afetado pela enchente de maio de 2024, ficando inundado por 15 dias. A água chegou a 90 centímetros de altura e causou danos à infraestrutura e a muitos instrumentos musicais.
Desde então, o local precisou passar por obras e o projeto utilizou outras salas do campus para continuar atendendo. Na tarde de 28 de abril de 2025, praticamente um ano após a catástrofe climática, o espaço foi reinaugurado, no evento “Prelúdio de volta pra casa”. Estudantes, pais, professores e autoridades estiveram presentes.
Os agradecimentos marcaram as falas. Graças ao apoio de diferentes entidades e pessoas, foi possível reformar e revitalizar o espaço. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, lembrou dos gestos de solidariedade. “Se as chuvas foram de proporções jamais vistas, a onda de solidariedade também, inclusive no IFRS, pois tivemos um campus ajudando o outro.”
O diretor do Campus Porto Alegre, Sérgio Wesner Viana, também frisou que a união permitiu a superação dos momentos difíceis. “As enchentes trouxeram desafios imensos. Nosso campus foi muito prejudicado. Mas diante da adversidade emergiu a força da coletividade.”
O secretário executivo do Ministério da Educação, Gregório Grisa, falou do compromisso do governo federal com a reconstrução de espaços atingidos no IFRS e em instituições federais de ensino. Salientou também a importância e simbologia do projeto, por contribuir para tantas crianças e jovens entrarem no mundo da música e, com isso, mudarem concepções.
O coordenador do Prelúdio, Iuri Correa Soares, celebrou o retorno para o espaço, agora melhorado e que vai permitir oferecer as atividades com ainda mais qualidade.
Sobre o Espaço Prelúdio
A reforma realizada após a enchente custou aproximadamente R$ 500 mil reais e possibilitou recuperar e melhorar o local. Atualmente, são 1,5 mil m², divididos em oito salas de aula, quatro estúdios musicais, um laboratório de informática musical e área administrativa.
A arquiteta do campus, Milene Gehling Liska, explica que foi necessário trocar as portas e parte do piso vinílico, substituir algumas paredes em gesso acartonado e refazer as pinturas. A equipe aproveitou a reforma para fazer melhorias no layout e climatizar algumas salas.
Para aprimorar o isolamento acústico, foi instalada uma porta dupla entre os estúdios. Em duas salas de aula do térreo, as janelas precisaram ser substituídas, sendo instaladas também cortinas metálicas, o que contribuiu para melhorar a acústica e a iluminação destes espaços. Foram abertos acessos do palco do auditório térreo da Torre Sul para uma sala interna, facilitando a preparação em apresentações. Duas salas de aulas estão agora unificadas e viraram uma única sala maior.
Outra mudança ocorreu na área destinada à secretaria do projeto, que passou para o saguão de entrada da torre Sul e ganhou um espaço de espera, para facilitar o acesso dos pais e demais interessados. Houve melhorias também nos sanitários, que são quatro no total. Um deles recebeu ajustes para garantir a acessibilidade e outro foi adequado a ser um sanitário infantil.
Há mais de 40 anos promovendo a educação musical
O Prelúdio é um programa de extensão do IFRS – Campus Porto Alegre que oferece educação musical para crianças e jovens de 5 a 17 anos. Tem como proposta desenvolver a musicalidade de estudantes da comunidade, ensinando-os a cantar, tocar e integrar a música no cotidiano, por meio de aulas e da participação em conjuntos musicais.
O projeto teve origem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1982, e desde 2009 faz parte do IFRS. Anualmente, cerca de 300 crianças e jovens participam das atividades oferecidas. Saiba mais na página do Projeto Prelúdio.
Redes Sociais