Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Estágios
Início do conteúdo da página

Informações sobre Estágio

Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2017, 14h23 | Acessos: 1958

Estágio Curricular Obrigatório

  • A condição indispensável para o aluno realizar o estágio curricular obrigatório é a matrícula na disciplina de Estágio.
  • Pode ser remunerado ou não remunerado;
  • Cumprimento aos mesmos DEVERES – remunerado ou não (ex.: assiduidade, pontualidade, responsabilidade, disciplina, etc.);
  • Pode ser com ou sem benefício de Vale-Transporte;
  • Direito a férias remuneradas quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de contraprestação (benefício pago proporcionalmente em caso de estágio inferior a 1 ano) * Lei 11.788 de 2008, artigo 13;
  • Plano de atividades com acompanhamento de professor-orientador;
  • Acompanhamento de supervisor responsável pelo Estágio – no Campo de Estágio;
  • Carga horária mínima – estabelecida pelos Planos dos Cursos, conforme tabela abaixo:

Documentação necessária para Estágio Obrigatório e não Obrigatório

O aluno que desejar efetuar Estágio Curricular (Obrigatório ou Não Obrigatório) deverá comparecer ao Núcleo de Estágios para preencher os seguintes documentos: 

  • Ficha de Cadastro (trazer foto 3×4);Fluxo do Núcleo de Estágios
  • Solicitação de Estágio Curricular;
  • Minutas do Termo de Compromisso e Convênio (caso a empresa não seja conveniada com o IFRS).

 Após, o aluno poderá ainda esclarecer dúvidas quanto à realização do estágio e levar o Protocolo com a informação da data em que deverá retornar à CRE.

Outras Informações Importantes
  • A minuta do Termo de Compromisso deverá conter os dados corretos do Instituto Federal, do Curso e do Aluno. NÃO será aceita documentação incorreta.
  • O estágio não poderá exceder 6 horas diárias e 30 horas semanais, exceto aos alunos matriculados exclusivamente em Estágio Curricular Obrigatório, e que JÁ CONCLUÍRAM TODAS AS DISCIPLINAS/ COMPETÊNCIAS.
  • O Termo de Compromisso poderá ser firmado diretamente entre a Empresa e o Instituto Federal e será assinado em três vias:
  • 1ª – pela Instituição de Ensino (IFRS Campus POA);
  • 2ª – pelo Campo de Estágio (Empresa);
  • 3ª – pelo Estagiário (Aluno).

Obs: O Termo de Compromisso poderá também ser encaminhado por uma agência integradora (CIEE, ABRH, Estagiar, etc.) através de 4 vias.

  • A Empresa / Campo de Estágio deverá possuir convênio com o Instituto Federal ou estabelecerá um sempre que houver necessidade.
  • Após o recebimento da documentação completa, corretamente preenchida, a Coordenadoria de Relações Empresariais terá 48 horas para análise e assinatura da referida documentação.
  • Após a assinatura das três vias do Termo de Compromisso, é responsabilidade do estudante trazer a via da CRE, já assinada pela empresa, no prazo de quinze dias corridos, para ser arquivada no Instituto Federal. A Coordenadoria de Relações Empresariais reserva-se ao direito de rescindir os estágios cujos contratos não sejam devolvidos no prazo estipulado (15 dias corridos).
  • O Instituto Federal não se responsabilizará por alunos que tenham iniciado estágio em situação escolar irregular, bem como pela remuneração que lhe é devida em atividades iniciadas sem os respectivos documentos assinados.

Não serão assinados documentos com a data retroativa.

 

Relação dos Coordenadores do IFRS – Campus Porto Alegre

Cursos Técnicos Carga horária dos Estágios Curriculares Obrigatórios Professor(a) Coordenador(a) do curso Semestre Estágio Obrig.
2004 2005/2006 2007/2008 2009 2010 2014

Administração

60 h Maria Isabel dos Reis Souza Carvalho

Biblioteconomia

160 h 160 h 160 h 160 h 160 h 160 h Lizandra Brasil Estabel

Biotecnologia

240 h 300 h 300 h 300 h 300 h 300 h Giandra Volpato

Contabilidade

200 h Mário Alex Pedersen

Informática

300 h 300 h 300 h 300 h 300 h 300 h Fabricia Py Tortelli Noronha

Instrumento Musical

            Pablo Alberto Lanzoni  

Meio Ambiente

120 h 240 h 240 h 240 h 240 h 80 h Renata Dias Silveira

Panificação

160 h 160 h Andréa Bordin Schumacher

Química

360 h 360 h 360 h 360 h 360 h 360 h Claudia do Nascimento Wyrvalski

Redes de Computadores

300 h 300 h 300 h 300 h 300 h 300 h Cesar Augusto Hass Loureiro
Secretariado 240 h (a partir de 2007/2) 240 h 240 h 120 h Gleide Penha de Oliveira

Segurança do Trabalho

160 h 160 h 160 h 160 h 160 h 160 h Maria Cláudia Kirsch Bíssigo

Transações Imobiliárias

130 h Cássio Silva Moreira
PROEJA - Administração Pércio Davies Schmitz

 
Cursos Superiores Carga horária dos Estágios Curriculares Obrigatórios Professor(a) Coordenador(a) do curso
2010 2014

Licenciatura em Ciências da Natureza: Habilitação em Biologia e Química

400 h Karin Tallini

Tecnologia em Gestão Ambiental

250 h Elisabeth Ibi Frimm Krieger

Tecnologia em Processos Gerenciais

Cláudio Vinícius Silva Farias
Tecnologia em Sistemas para Internet

Alex Martins de Oliveira

Licenciatura em Pedagogia

360 h Josiane Carolina Soares Ramos
 

Estágio Curricular Não Obrigatório 

  • O aluno do primeiro semestre deverá estar matriculado e apresentar comprovação de frequência ao término do primeiro mês de aulas (exceto alunos do Curso de Química e Panificação, os quais só podem estagiar a partir do segundo semestre).
  • Os alunos dos demais semestres deverão estar devidamente matriculados e apresentar frequência e aproveitamento nas disciplinas cursadas em seus cursos.
  • As atribuições do estágio deverão ser correlatas, isto é, deverão ter afinidade com o curso que o estudante realiza.
  • Remunerado
  • Direito a férias (30 dias se permanecer por período igual ou maior que 1 ano)
  • Plano de atividades com acompanhamento de professor-orientador
  • Cumprimento aos mesmos DEVERES do Estágio Curricular Obrigatório (ex.: assiduidade, pontualidade, responsabilidade, disciplina, etc.)

IMPORTANTE: o novo REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS DO IFRS – CÂMPUS PORTO ALEGRE é válido a partir desse semestre e apenas para os casos de renovação de estágio ou um segundo estágio. NÃO É VÁLIDO PARA O PRIMEIRO ESTÁGIO.

ATENÇÃO: os alunos que efetuarem o trancamento das disciplinas, dentro do prazo estipulado pela Coordenação de Ensino, não terão essas disciplinas computadas no percentual de reprovação usado para a renovação de estágio ou o segundo estágio. Por isso aconselha-se usar o trancamento ao invés de abandonar a disciplina, assim não incorrendo em impedimento de registro de estágio por falta de aproveitamento, conforme definido pela Resolução 014/2013.

Segue excerto da Resolução:

CAPÍTULO II
DA ORGANIZAÇÃO

Art. 3º – O Núcleo de Estágios é o setor responsável pela organização e registros referentes aos estágios curriculares não obrigatórios.

Art. 4º – Poderão estagiar estudantes regularmente matriculados e que atendam aos seguintes requisitos mínimos:

I – apresentar frequência regular, a ser comprovada sempre que iniciar ou renovar o estágio, conforme verificação no Campus Digitalou através de formulário específico disponibilizado pelo Núcleo de Estágios;

II – em caso de renovação de estágio ou ao iniciar o segundo estágio, o aluno não poderá apresentar reprovação nas disciplinas em que esteve matriculado no semestre imediatamente anterior, conforme segue:

a) se matriculado em até 4 (quatro) disciplinas, apenas poderá apresentar reprovação em uma delas;

b) se matriculado de 4 (quatro) até 8 (oito) disciplinas, apenas poderá apresentar reprovação em 2 (duas) disciplinas;

c) se matriculado em mais de 8 (oito) disciplinas, apenas poderá apresentar reprovação em 3 (três) disciplinas.

III – o aluno só poderá reprovar na mesma disciplina uma única vez, sob pena de ter a renovação ou registro de um novo estágio recusado pelo IFRS – Câmpus Porto Alegre;

IV – apresentar plano de atividades, com concordância do professor orientador do curso em que estiver regularmente matriculado.

§ 1°. Para efeitos do disposto no inciso I deste artigo, considerar-se-á frequência regular a presença mínima de 75% (setenta e cinco por cento), no caso de alunos de cursos técnicos, e de 50% (cinquenta por cento), no caso de alunos do Proeja, ao término do primeiro mês letivo corrente.

§ 2°. Caso não preenchida a frequência no Campus Digital pelo professor, este deverá preencher formulário específico fornecido pelo Núcleo de Estágios.

§ 3°. Nas hipóteses relacionadas no inciso II, o estudante poderá solicitar reconsideração, por meio de processo acadêmico, com justificativa e/ou documentação comprobatória para análise e parecer do Colegiado de Curso, a ser ratificado pelo Coordenador do Núcleo de Estágios.

§ 3°. Nas hipóteses relacionadas no inciso II e III, o estudante poderá solicitar reconsideração, por meio de processo acadêmico, com justificativa e/ou documentação comprobatória para análise e parecer do Colegiado de Curso, a ser ratificado pelo Coordenador do Núcleo de Estágios. (Redação dada pela Resolução n° 017, de 27.11.2013)

§ 4°. O Colegiado de Curso terá até dez dias para análise e emissão de parecer do processo.

Fim do conteúdo da página