Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Todas as notícias > Notícias Principais > Número de inscritos em edital de pré-incubação supera expectativas da IEBT/POA
Início do conteúdo da página

Número de inscritos em edital de pré-incubação supera expectativas da IEBT/POA

Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 18h28 | Última atualização em Sexta, 23 de Março de 2018, 12h55 | Acessos: 4437

Sob o tema "Tire sua ideia do papel", a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Campus Porto Alegre – IEBT/POA divulgou neste ano de 2018, seu segundo edital de seleção de propostas para pré-incubação, o Edital 003/2018 - Seleção de propostas para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica 2018, que esteve aberto para inscrições de 15 de janeiro a 16 de março.

O resultado final da homologação dos inscritos no edital foi divulgado nesta quarta-feira, dia 21/3, e pode-se dizer que o programa já atingiu seu primeiro recorde: foram 22 inscrições neste processo, oito a mais que no primeiro edital, divulgado no final de 2016, que contou com 14 projetos inscritos para pré-incubação durante o ano de 2017. O número superou as expectativas da equipe responsável pela incubadora.

Das 22 propostas inscritas nesta edição de 2018, serão dez selecionadas para pré-incubação. De acordo com a equipe da IEBT/POA, este ano o desafio é maior, pois, além dos dez selecionados, haverá na pré-incubação mais quatro projetos, que foram os vencedores do primeiro StartPoA, evento de inovação realizado em 2017 como parte da programação da 18ª MostraPoA – Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre.

Estes 14 projetos participarão, ao longo de cinco meses, de atividades presenciais e não presencias, formações e palestras e receberão consultorias nas áreas de mercado, finanças, gestão e tecnologia. Além disso, poderão utilizar os espaços e demais serviços da incubadora, que fica localizada no 8º andar da torre Sul do campus.

O resultado final dos projetos selecionados deve ser divulgado no dia 03/4.

 

Primeiro edital de pré-incubação rende frutos

No primeiro edital de pré-incubação, aberto no ano passado, uma das dez propostas selecionadas e pré-incubadas pela IEBT/POA, o empreendimento "eBuncker: Armários inteligentes", dos alunos do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, Leonardo Marques Pereira das Neves e Fernando Scotti Nunes, ganhou prêmio Destaque na categoria Relato de Extensão, Área Engenharia, da 18ª MostraPoA, e foi selecionado para o programa de pré-aceleração "StartupRS Makers", do SEBRAE-RS. Recentemente, ficaram classificados entre os melhores projetos do SEBRAE MAKERS para apresentar o Pitch do negócio para investidores  no evento chamado "SEBRAE MAKERS Demoday", que ocorre dia 28/3, no centro de convenções do Novotel de Porto Alegre.

 

Saiba mais sobre o processo de pré-incubação

A IEBT é um programa de Extensão do campus que tem por objetivo estimular a criação e dar suporte ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica, cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas e nos quais a tecnologia representa alto valor agregado.

- O que é a Pré-Incubação?

Trata-se de um programa de imersão em um conteúdo específico de empreendedorismo enxuto, onde os pré-incubados terão acesso a um curso especializado para tirarem as idéias do papel, com o intuito de criar um protótipo funcional e vendável dos projetos!

- Como funciona?

O empreendedor inscreve seu projeto, é feita uma seleção inicial de projetos, a partir da avaliação das idéias cadastradas. Após a seleção inicial, será realizada uma entrevista na qual os empreendedores farão uma entrevista presencial para uma banca avaliadora;

 -  Quais são os critérios de Seleção?

Para a seleção dos 10 projetos serão analisados os seguintes aspectos:
- Equipe;
- Mercado;
- Inovação;
- Modelo de Negócios

 - O que o empreendedor ganha?

Quando um projeto é selecionado pela Incubadora do IFRS, nós usamos nossa experiência para alavancar o seu projeto: nosso objetivo é consolidarmos uma MVP (Minimum Viable Prototype, ou protótipo operacional) junto aos nossos pré-incubados para que operem no mercado estando aptos a receberem investimentos em processos de acelerações. Isso significa receber, entre outras coisas:

- Capacitação, consultoria e mentoria;

- Ideias constantes para melhoria do modelo de negócio;

- Maior visibilidade no meio acadêmico que acompanha o empreendedorismo

- Capacitação do time de empreendedores da startup;

- Durante o período de cinco meses o empreendedor participará de uma série de workshops, consultorias, sessões de mentoria ministrados por especialistas, mentores e consultores.

- Quem pode participar?

Podem participar membros da comunidade interna e externa que possuam propostas que tenham como objetivo o desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores. As propostas preferencialmente deverão possuir em sua equipe um estudante ou egresso do Campus Porto Alegre.

 

Para mais informações sobre as incubadoras, entre em contato com a Diretoria de Extensão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , (51) 3930-6063.

Fim do conteúdo da página
ogle tag (gtag.js) -->