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Assistência Estudantil

Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 16h52 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 19h07 | Acessos: 2019

O que é a Política de Assistência Estudantil do IFRS?

A Política de Assistência Estudantil do IFRS, aprovada pela Resolução CONSUP nº 86, de 03 de dezembro de 2013, provém de uma ação do Estado (Programa Nacional de Assistência Estudantil - Decreto nº 7.234/2010) e tem por objetivo minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais, através da promoção da inclusão social pela educação, ao democratizar as condições de acesso, permanência e diplomação, além de agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras dos estudantes na educação superior e profissional pública federal.
O IFRS adotou como prática duas modalidades distintas de uso do recurso destinado à Assistência Estudantil:

Ações Universais: busca atender os estudantes, independentemente de sua situação socioeconômica, promovendo a permanência mediante programas de promoção de saúde, apoio psicológico, apoio pedagógico, orientação familiar, mediação de relações de ensino e de aprendizagem, encaminhamentos realizados dentro da rede pública de serviços, intervenções nos processos institucionais de acolhimento à/ao estudante, atividades esportivas e culturais, entre outros.

Programa de Auxílios (Auxílio Permanência e Auxílio Moradia): atende diretamente o estudante em situação de vulnerabilidade social, através do repasse direto de recurso financeiro, condicionado ao deferimento da avaliação socioeconômica prevista em Editais próprios.

 

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